terça-feira, 2 de maio de 2017

(Devocional) O orgulho do machado - Is. 10:5-19


Terça-feira, 2 de Maio de 2017
Leitura Bíblica Diária: Isaías 6-105
O orgulho do machado

“Ai da Assíria! a vara da minha ira: porque a minha indignação é como bordão nas suas mãos. Enviá-lo-ei contra uma nação hipócrita, e contra o povo do meu furor lhe darei ordem, para que lhe roube a presa, e lhe tome o despojo, e o ponha para ser pisado aos pés, como a lama das ruas, Ainda que ele não cuide assim, nem o seu coração assim o imagine, antes no seu coração intenta destruir e desarraigar não poucas nações. Porque diz: Não são meus príncipes, todos eles, reis? Não é Calno como Carquemis? não é Hamath como Arfad? e Samaria como Damasco? A minha mão alcançou os reinos dos ídolos, ainda que as suas imagens de escultura eram melhores do que as de Jerusalém e do que as de Samaria. Porventura, como fiz a Samaria e aos seus ídolos, não o faria igualmente a Jerusalém e aos seus ídolos? Por isso, acontecerá que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte de Sião e em Jerusalém, então visitarei o fruto do arrogante coração do rei da Assíria e a pompa da altivez dos seus olhos. Porquanto disse: Com a força da minha mão fiz isto, e com a minha sabedoria, porque sou entendido: eu removi os limites dos povos, e roubei os seus tesouros, e como valente abati aos que se sentavam sobre tronos. E achou a minha mão as riquezas dos povos como a um ninho, e como se ajuntam os ovos abandonados, assim eu ajuntei toda a terra: e não houve quem movesse a asa, ou abrisse a boca, ou murmurasse. Porventura, gloriar-se-á o machado contra o que corta com ele? ou presumirá a serra contra o que puxa por ela? como se o bordão movesse aos que o levantam, ou a vara levantasse o que não é pau! Pelo que, o Senhor, o Senhor dos Exércitos, fará definhar os que entre eles são gordos, e debaixo da sua glória ateará um incêndio, como incêndio de fogo. Porque a Luz de Israel virá a ser como fogo, e o seu Santo como labareda, que abrase e consuma os seus espinheiros e as suas sarças, num dia. Também consumirá a glória da sua floresta, e do seu campo fértil, desde a alma até ao corpo: e será como quando desmaia o porta-bandeira. E o resto das árvores da sua floresta será tão pouco que um menino as poderá contar.”
Isaías 10:5-19


A nação da Assíria foi usada por Deus para julgar Israel. Por isso mesmo Deus a chama de “vara da minha ira”. Esta nação que não conhecia Deus e era conhecida pela crueldade que exercia sobre os inimigos, apenas conseguia fazer o que fazia porque Deus o autorizava. Israel tinha-se desviado novamente de Deus (nós também não andamos sempre como devíamos) e, depois de ter rejeitado os avisos, Deus usou a Assíria para os julgar. Mas a nação invasora seria ela mesma julgada. Apesar de ter sido usada por Deus, a Assíria tinha-se demonstrado incapaz de perceber que havia uma mão por detrás das suas vitórias. Em vez disso tornaram-se orgulhosos e tinham grande prazer em contemplar tudo o que tinham “feito”. Como se sentiam importantes e rodeados de esplendor! Temos de ter cuidado. O orgulho do coração cega os olhos do entendimento. Quando nos convencemos que somos nós que fazemos todas as coisas, deixamos de ser capazes de agradecer seja a quem for (muito menos a Deus). A Assíria é comparada a um machado que se convence que é ele que derruba as árvores. O seu orgulho é incapaz de perceber que há uma mão hábil que o segura.

Sem comentários:

Enviar um comentário