terça-feira, 23 de abril de 2013

(Devocional) Ansiar por Deus - Sl. 42:1-5

Terça-feira, 23 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 41-45

"«Masquil para o músico-mor, entre os filhos de Coré» Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!  A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face."
Salmo 42:1-5  

Não é por acaso que o cervo deseja a água. Os animais buscam naturalmente aquelas coisas que lhes são essenciais. Sem água não poderia sobreviver. O salmista compara esta necessidade básica do cervo com a sua própria necessidade por Deus. A sua alma suspira por Deus por não conseguir viver sem Ele. A vida espiritual tem a sua fonte de alimentação no relacionamento mantido entre Deus e os Seus servos. O homem natural, aquele que ainda não é salvo não sente esta necessidade, e não a tem porque está morto nas suas transgressões e pecados. Quando nasce de novo, pelo sangue do Cordeiro, esta nova vida tem de ser alimentada pelo Próprio Deus. A sede aqui descrita (v. 2) é a que é sentida quando se passa algum tempo sem comunhão com Deus. O verdadeiro filho de Deus sente falta quando não passa tempo com Ele. Se alguém consegue, com naturalidade, passar muito tempo longe de Deus, essa é uma boa indicação de que ainda não se é nascido de novo. No versículo 3 o salmista ressente-se dos que o acusam de não ter nada de especial por ser filho de Deus. A nossa carne pede-nos que acrescentemos coisas às nossas vidas que possam ser admiradas pelos que as vêem. O servo de Deus não está interessado é fazer do seu relacionamento com Deus um espectáculo. Não se é crente para que os outros o invejem. Os outros não o vêem, por isso não entendem. Faltam-lhes os olhos da fé que o nosso Deus nos dá.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário