quarta-feira, 17 de abril de 2013

(Devocional) Ordem e progresso - Num. 1:1-16

Quarta-feira, 17 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária:Números 1-5

 "Falou mais o SENHOR a Moisés no deserto de Sinai, na tenda da congregação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano da sua saída da terra do Egito, dizendo: tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, conforme o número dos nomes de todo o homem, cabeça por cabeça; da idade de vinte anos para cima, todos os que em Israel podem sair à guerra, a estes contareis segundo os seus exércitos, tu e Arão. Estará convosco, de cada tribo, um homem que seja cabeça da casa de seus pais. Estes, pois, são os nomes dos homens que estarão convosco: De Rúben, Elizur, filho de Sedeur; de Simeão, Selumiel, filho de Zurisadai; de Judá, Naasson, filho de Aminadabe; de Issacar, Natanael, filho de Zuar; de Zebulom, Eliabe, filho de Helom; dos filhos de José: De Efraim, Elisama, filho de Amiúde; de Manassés, Gamaliel, filho de Pedazur; de Benjamim, Abidã, filho de Gideoni; de Dã, Aieser, filho de Amisadai; de Aser, Pagiel, filho de Ocrã; de Gade, Eliasafe, filho de Deuel; de Naftali, Aira, filho de Enã. Estes foram os chamados da congregação, os príncipes das tribos de seus pais, os cabeças dos milhares de Israel."
Números 1:1-16  

Este livro começa com uma nova contagem de todos os jovens masculinos com mais de 20 anos de idade do povo de Israel. O facto de haver uma contagem diz-nos que o nosso Deus ama a ordem e que esta faz parte da Sua personalidade. No deserto, seria fácil as coisas ficarem desorganizadas. Tanto quanto sabiam, as pessoas estavam a vaguear sem destino certo, moravam em tendas e eram alimentados de uma forma que não controlavam. Mesmo quando as circunstâncias nos fogem ao controlo, não devemos de perder o amor à ordem e decência. Uma das coisas que vemos nesta contagem, é o facto de existirem milhares de representantes de todas as 12 tribos de Israel. Não só não se tinha perdido nenhuma tribo, como estas se estavam a multiplicar a bom ritmo. Deus ainda estava no controlo. Deus estava a cumprir a Sua promessa a Abraão de que a sua descendência seria multiplicada. De cada tribo Deus escolheu um homem para supervisionar a contagem. Não se tratavam de homens quaisquer, eram homens sérios e de inteira confiança. Deus continua à procura de servos fiéis e de confiança. A prova de que Deus estava com o Seu povo era que ainda haviam milhares e milhares de pessoas para contar. O povo não iria desaparecer no deserto. Deus estava a tomar conta do Seu povo. Confia no cuidado de Deus? 

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário