sexta-feira, 18 de outubro de 2013

(Devocional) Gogue e Magogue - Ez. 38:1-13

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by drakegoodman


Sexta-feira, 27 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Ezequiel 36-40

“Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele. E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal; e te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos com primor, grande multidão, com escudo e rodela, manejando todos a espada; Persas, etíopes, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete; Gômer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, do extremo norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo. Prepara-te, e dispõe-te, tu e todas as multidões do teu povo que se reuniram a ti, e serve-lhes tu de guarda. Depois de muitos dias serás visitado. No fim dos anos virás à terra que se recuperou da espada, e que foi congregada dentre muitos povos, junto aos montes de Israel, que sempre se faziam desertos; mas aquela terra foi tirada dentre as nações, e todas elas habitarão seguramente. Então subirás, virás como uma tempestade, far-te-ás como uma nuvem para cobrir a terra, tu e todas as tuas tropas, e muitos povos contigo. Assim diz o Senhor DEUS: E acontecerá naquele dia que subirão palavras no teu coração, e maquinarás um mau desígnio, e dirás: Subirei contra a terra das aldeias não muradas; virei contra os que estão em repouso, que habitam seguros; todos eles habitam sem muro, e não têm ferrolhos nem portas; a fim de tomar o despojo, e para arrebatar a presa, e tornar a tua mão contra as terras desertas que agora se acham habitadas, e contra o povo que se congregou dentre as nações, o qual adquiriu gado e bens, e habita no meio da terra. Sebá e Dedã, e os mercadores de Társis, e todos os seus leõezinhos te dirão: Vens tu para tomar o despojo? Ajuntaste a tua multidão para arrebatar a tua presa? Para levar a prata e o ouro, para tomar o gado e os bens, para saquear o grande despojo?”
Ezequiel 38:1-13

Nos dois próximos capítulos, Ezequiel descreve uma grande batalha de uma coligação de nações contra Israel. Sabemos, pelo contexto do livro, pelos pormenores da batalha e pela análise da história que esta batalha ainda não aconteceu. Assim, trata-se de acontecimentos futuros, anunciados por Deus. As nações mencionadas, se colocadas sob um mapa actual, correspondem à Rússia, Irão, Etiópia, Sudão, Líbia e Turquia. Será que é demais imaginar estas nações a unirem-se contra Israel? Claro que não. O v. 4, é encorajador. Ezequiel diz que será Deus a levar estas nações a lutar contra Israel. Isto não quer dizer que Deus seja um Deus vingativo e violento, apenas que tudo isto acontecerá com a permissão e dentro dos limites que forem divinamente estabelecidos. Podemos não saber o que traz o futuro, mas sabemos Quem o tem nas mãos. O v. 8, diz-nos que isto acontecerá “depois de muitos dias”. Esta é uma expressão bíblica que coloca este evento provavelmente após o tratado de paz que o Anticristo fará em Israel, ou seja, depois do Arrebatamento e durante a tribulação. Todas estas informações, claramente vistas e ensinadas nas Escrituras devem fazer-nos testemunhar de Cristo com maior sentido de urgência, pois vemos os sinais da Sua vinda. Devemos também viver com a paz que só têm aqueles que conhecem quem ordena o futuro. Assim, sempre que se levantar no mundo a incerteza, as guerras e rumores de guerras, os filhos de Deus podem mostrar a paz de Deus derramada em seus corações, para a glória do Salvador.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário