sábado, 19 de outubro de 2013

(Devocional) A quem queremos agradar? - II Re. 8:7-15

Attribution Some rights reserved by chispita_666


Sábado, 19 de Outubro de 2013
Leitura Bíblica Diária: II Reis 6-10

“Depois veio Eliseu a Damasco, estando Ben-Hadade, rei da Síria, doente; e lho anunciaram, dizendo: O homem de Deus é chegado aqui. Então o rei disse a Hazael: Toma um presente na tua mão, e vai a encontrar-te com o homem de Deus; e pergunta por ele ao SENHOR, dizendo: Hei de sarar desta doença? Foi, pois, Hazael a encontrar-se com ele, e tomou um presente na sua mão, a saber: de tudo o que de bom havia em Damasco, quarenta camelos carregados; e veio, e se pôs diante dele e disse: Teu filho Ben-Hadade, rei da Síria, me enviou a ti, a dizer: Sararei eu desta doença? E Eliseu lhe disse: Vai, e dize-lhe: Certamente viverás. Porém, o SENHOR me tem mostrado que certamente morrerá. E afirmou a sua vista, e fitou os olhos nele até se envergonhar; e o homem de Deus chorou. Então disse Hazael: Por que chora o meu senhor? E ele disse: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; porás fogo às suas fortalezas, e os seus jovens matarás à espada, e os seus meninos despedaçarás, e as suas mulheres grávidas fenderás. E disse Hazael: Pois, que é teu servo, que não é mais do que um cão, para fazer tão grande coisa? E disse Eliseu: O SENHOR me tem mostrado que tu hás de ser rei da Síria. Então partiu de Eliseu, e foi a seu senhor, o qual lhe disse: Que te disse Eliseu? E disse ele: Disse-me que certamente viverás. E sucedeu que no outro dia tomou um cobertor e o molhou na água, e o estendeu sobre o seu rosto, e morreu; e Hazael reinou em seu lugar.”
II Reis 8:7-15

Continuamos a ver alguns pormenores do ministério do profeta Eliseu. Vemos agora Eliseu numa sua deslocação à Síria. Por esta altura o profeta era tão respeitado que Ben-Hadade, rei da Síria, estando doente, lhe envia o seu servo Hazael, com quarenta camelos carregados de riquezas, para lhe perguntar se melhoraria da sua doença. Eliseu comunica a Hazael que o rei não melhorará da sua doença. Fixando os olhos em Hazael, Eliseu começa a chorar. Intrigado, Hazael pergunta-lhe a razão do seu choro. Eliseu diz-lhe que ele fará muito mal a Israel (v. 12). Hazael fica espantado, pois não passa de um servo do rei. Eliseu diz-lhe que ele será o futuro rei da Síria. Vemos neste episódio um bom exemplo de que devemos fazer a vontade de Deus e falar a verdade, deixando as consequências nas mãos de Deus. Eliseu tinha ali muitas riquezas a receber, bastava-lhe, para isso, ter dado boas notícias sobre Ben-Hadade. Eliseu poderia ter-se tornado numa das pessoas mais importantes do reino da Síria, mas em vez de lucrar com a notícia sobre o futuro de Hazael, Eliseu mostra-se triste pela dor e sofrimento que este servo iria, depois de se tornar rei, infligir sobre o povo de Israel. A lição para nós é a de que vale a pena fazer as coisas segundo a vontade de Deus, mesmo que isso traga prejuízo para nós. Para a nossa vida devemos ter o objectivo de colocarmos sempre os interesses de Deus à frente dos nossos.    

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).          

Sem comentários:

Enviar um comentário