domingo, 5 de julho de 2015

(Devocional) Madrugando e falando - Je. 7:1-15


Domingo, 5 de Julho de 2015
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 6-105
Madrugando e falando

“A palavra que foi dita a Jeremias, pelo Senhor, dizendo: Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este. Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras fizerdes juízo entre um homem e entre o seu companheiro, Se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses, para vosso próprio mal, Eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, de século em século. Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada são proveitosas. Furtareis vós, e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Somos livres, podemos fazer todas estas abominações? É, pois, esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores, aos vossos olhos? eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o Senhor. Mas ide, agora, ao meu lugar, que estava em Silo, onde, ao princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo Israel. Agora, pois, porquanto fazeis todas estas obras, diz o Senhor, e eu vos falei, madrugando, e falando, e não ouvistes, chamei-vos, e não respondestes, Farei, também, a esta casa, que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais, como fiz a Silo. E vos arrojarei da minha presença, como arrojei a todos os vossos irmãos, a toda a geração de Efraim.”
Jeremias 7:1-15


rdo com as Suas condiçe de Deus, mas devem faz de fermento (smio 22:1-40-219A Palavra de Deus é algo maravilhoso. A promessa que temos é que enquanto houver tempo, sempre existirá a Palavra de Deus. O homem não tem desculpa. Nem o perdido, nem o crente desleixado, têm desculpa para a sua condição. Deus continua a querer falar com o homem. O povo de Israel estava num condição de grande perigo. Por causa da sua grande desobediência, e apesar de não parecer, eles estavam prestes a perder as suas casas, o seu templo, o seu país. No entanto, era no escutar da Palavra do Senhor que estava a solução para os seus problemas. Deus quer falar consigo também. Você está a escutar? A AOs judeus tinham-se transformado num povo religioso. Ou seja, tinham trocado um relacionamento com Deus, por uma religião, que servia de desculpa ao seu pecado. O pensamento mais popular do momento era, enquanto tivermos este templo, nada de mal nos poderá afectar (v. 4). Em vez de confiarem no Deus vivo, confiavam num edifício. SermAssim, o povo de Deus tinha preferido ser religioso em vez de escutar a voz de Deus. É assim com muitos dos descrentes à nossa volta, acorrentados a séculos de tradições religiosas. Não tem de ser assim consigo. Quando pega na Bíblia e se propõe meditar nas suas palavras, lembre-se, elas são as palavras de Deus para si. nNão há lugar seguro para quem está longe de Deus, nem Siló (v. 14), nem Jerusalém. Quer esteja longe ou perto de Deus, Ele quer falar consigo pessoalmente. Escute a voz da Sua vontade.

Sem comentários:

Enviar um comentário