Leitura Bíblica Diária: Marcos 6-10*
"E ajuntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém. E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam. Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes; e, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas. Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar? E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas. E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei. Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola. E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem."
Marcos 7:1-23
Jesus continua a revelar, aos Seus discípulos e a todos ao redor, Quem Ele é e quem nós somos. É comum Jesus aproveitar situações quotidianas para ensinar grandes lições espirituais. Nesta situação, Jesus e os discípulos são criticados por não fazerem a purificação exactamente de acordo com a tradição dos fariseus. Jesus aproveitou para ensinar que muito mais do que o exterior, o que conta é a purificação interior. De facto, os fariseus haviam-se enredado de tal forma em tradições e superstições que estas começavam a entrar em conflito com a própria Palavra de Deus (v. 13). Aquilo que o mundo entende como religião não é nada mais do que a tentativa humana de se auto-justificar. As pessoas querem sentir-se em paz consigo mesmas e conseguem alguma paz, ainda que transitória, na sensação de “pelo menos fiz a minha parte”. A religião e as suas tradições dá ao homem controlo sobre a sua própria justificação. Ele cria as tradições e os requisitos para ele próprio cumprir. Humanamente falando, desde que se mantenha uma aparência de piedade, pelo menos estamos a dar bons exemplos. Jesus explica que a purificação não é feita de fora para dentro. Os maiores problemas do homem não estão à sua volta, mas sim no seu interior. É de um novo nascimento interior que o homem precisa. Esse novo nascimento, só Deus pode fazer. É pela fé em Cristo que se dá a salvação do homem. Você é crente só de fachada, ou está a deixar que Cristo mude o seu homem interior?
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).