sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

(Devocional) Estamos bem vestidos? - Mt. 22:1-14

Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Mateus 21-25*

"Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo: o reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; e enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas. Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu tráfico; e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos."
Mateus 22:1-14  

No cap. 21, Jesus tinha sido oficialmente apresentado como Rei de Israel. A Sua entrada em Jerusalém havia sido saudada pela multidão. No entanto, essa multidão tem de aceitar agora que Jesus reinará de acordo com as Suas próprias condições e não de acordo com o que eles acham que um Rei de Israel deveria ser. Muitas coisas têm sido ditas sobre esta parábola. Fiquemo-nos, no entanto, pelo seu significado principal. Jesus apresenta esta parábola para ilustrar que Deus sempre teve o convite para as suas bodas estendido, em primeiro lugar, ao Seu povo de Israel. Eles estavam ocupados ou distraídos e não aceitaram o convite. Uma vez que os convidados de honra rejeitaram o convite, então este foi alargados a todos os que quisessem entrar. Mas as bodas do Cordeiro, mesmo abertas a todos, não estão abertas a quem se apresente de forma indigna. Temos de estar bem vestidos para podermos estar nestas bodas. O livro de Apocalipse refere-se às pessoas que se convertem durante a Grande Tribulação, dizendo, “Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.” (7:14). Assim, podemos todos estar na presença de Cristo, mas apenas se O aceitarmos nas condições que Ele nos apresenta, arrependendo-nos dos nossos pecados e confiando apenas Nele como Salvador. Você já tem estas vestes? Já aceitou Jesus como Seu Salvador? Se não, este é o momento certo. Se sim, já contou a alguém tudo o que Cristo fez por si?  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário