quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

(Devocional) O valor de um bom testemunho - At. 16:1-5

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Actos 16-20*

"E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego; do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio. Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego. E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número."
Actos 16:1-5  

Neste capítulo é-nos apresentado Timóteo, que haveria de se tornar num pastor fiel a Deus e muito importante no treino e fortalecimento de outros pastores e igrejas. Timóteo é ganho para Cristo devido à fidelidade da sua mãe e avó. Estas foram provavelmente salvas pelo testemunho do apóstolo que as menciona mais do que uma vez. Paulo, apesar de pregar por vezes para milhares de pessoas, não esquece de manter um bom testemunho com indivíduos. Timóteo é alguém que tem, também, um bom testemunho pessoal. O v. 2 diz-nos que as pessoas conheciam o bom carácter e fidelidade de Timóteo. A verdade é que se você se diz crente em Jesus, os outros vão fazer questão de prestar atenção à maneira como você vive a sua vida. Paulo escolheu este jovem para ser seu companheiro de missão. O v. 3 diz-nos que Paulo promoveu a circuncisão de Timóteo, “por causa dos judeus”. O apóstolo sabia que a circuncisão era apenas um acto religioso e que não era necessária para salvação. Foi para manter um bom testemunho perante os judeus descrentes que Paulo o fez. O v. 4 diz-nos que não existe bom testemunho sem pregação da Palavra. Não basta viver o evangelho, temos de pregar o evangelho. As boas notícias da salvação não fazem sentido sem as más notícias do pecado. O seu bom testemunho será uma influência usada por Deus para edificar os seus irmãos e irmãs em Cristo e para o aumento do Reino.            

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário