quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

(Devocional) Tomar decisões em momentos de crise - 2Cr. 32:1-8

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by Whatknot

Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: II Crónicas 31-35

“Depois destas coisas e desta verdade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, e entrou em Judá, e acampou-se contra as cidades fortificadas, e intentou apoderar-se delas. Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha, e que estava resolvido contra Jerusalém, teve conselho com os seus príncipes e os seus homens valentes, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. Assim muito povo se ajuntou, e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que se estendia pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas? E ele se animou, e edificou todo o muro quebrado até às torres, e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância. E pôs capitães de guerra sobre o povo, e reuniu-os na praça da porta da cidade, e falou-lhes ao coração, dizendo: Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco o SENHOR nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.”
II Crónicas 32:1-8

A fidelidade dos servos de Deus é sempre e por diversas vezes colocada à prova. Não se trata dos jogos de um Deus mesquinho, mas de importantes ferramentas de fortalecimento pessoal. Assim, as provas devem ser antecipadas, preparadas e recebidas enérgica e decididamente. O reino de Ezequias estava agora perante uma importante prova. Senaqueribe, rei da Assíria, ameaçava Israel de invasão e anexação. Se é verdade que é mais fácil tomar decisões importantes com tempo suficiente de reflexão, por vezes somos chamados a tomar decisões muito importantes no meio de uma crise e sem qualquer tempo de ponderação. Nesta passagem encontramos alguns princípios para aplicar nesses momentos críticos. A primeira coisa que Ezequias fez foi tomar sábio conselho. Deus frequentemente nos rodeia das pessoas que precisamos em cada momento das nossas vidas. Muitas vezes, devido a orgulho, deixamos de buscar ou escutar as palavras que Deus preparou para nós. Até o rei de Israel precisava de ouvir os conselhos dos outros. Depois de ouvir os conselhos e não tendo muito tempo a perder, era necessário agir. A acção de Ezequias foi rápida e decisiva. Era necessário evitar o acesso dos Assírios às abundantes fontes de água daquela região. Assim, seria evitado um longo e doloroso cerco. Finalmente, é nos momentos de crise que é necessário buscar ânimo naquilo que se sabe. Servimos ao Deus Todo-poderoso. Os Assírios tinham poder na carne, maior era o Deus de Israel. Aquilo que sabemos é mais importante do que aquilo que vemos. Não nos podemos esquecer disso.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário