domingo, 13 de dezembro de 2015

(Devocional) A mensagem de Jesus - Jo. 3:1-21


Domingo, 13 de Dezembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: João 1-5
A mensagem de Jesus

“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-Lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. Disse-Lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Nicodemos respondeu, e disse-Lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? Na verdade, na verdade te digo que Nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o Nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão O que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.”
João 3:1-21


Neste episódio com Nicodemos temos a clara apresentação da Sua mensagem, a mesma que temos de pregar. Devemos seguir o Seu exemplo. Nicodemos havia ouvido falar Dele e estava intrigado com a personagem. Vem ter com Ele à procura de mais um rabi, mestre ou sábio, como tantos outros que abundavam em Israel. Jesus não faz quaisquer rodeios. Mesmo sem que Nicodemos lhe pergunte directamente, Ele apresenta a Sua mensagem. “Aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (v. 3). Esta frase simples e clara lança toda a importante discussão. Jesus explica-lhe que para entrarmos na presença de Deus, todos temos de passar por dois nascimentos, o da água e o do Espírito (v. 5). O nascimento da água é uma forma de falar do nosso nascimento natural, da carne, pois todos os bebés, antes de nascerem, estão envolvidos pelo líquido amniótico. A este nascimento deve seguir-se o segundo, o espiritual. Este é alcançado pela fé no Filho de Deus. Todo o que crê em Jesus como único Salvador, é salvo, nasce de novo, torna-se filho de Deus e escapa da condenação que merece por causa dos seus pecados. Quem não crê, a Palavra diz-nos que já está condenado. Devemos aprender com Jesus a pregar a mensagem, Ele é o maior pescador de almas que existe.

Sem comentários:

Enviar um comentário