terça-feira, 27 de setembro de 2016

(Devocional) Lábios tagarelas - Ez. 36:1-15


Terça-feira, 27 de Setembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Ezequiel 36-405
Lábios tagarelas

E tu, ó filho do homem, profetiza aos montes de Israel, e dize: Montes de Israel, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Jeová: Pois que diz o inimigo sobre vós: Ah! ah! até as eternas alturas serão nossa herança; Portanto, profetiza, e dize: Assim diz o Senhor Jeová: Visto que vos assolaram e devoraram em redor, para que ficásseis feitos herança do resto das nações, e andais arrastados por lábios paroleiros, e pela infâmia do povo. Portanto, ouvi, ó montes de Israel, a palavra do Senhor Jeová: Assim diz o Senhor Jeová aos montes e aos outeiros, às correntes e aos vales, aos lugares assolados e solitários, e às cidades desamparadas, que se tornaram rapina e escárnio para o resto das nações que estão ao redor delas; Portanto, assim diz o Senhor Jeová: Certamente no fogo do meu zelo falei contra o resto das nações, e contra todo o Edom que se apropriaram da minha terra com alegria, de todo o coração, e com menosprezo da alma, para ser lançada à rapina; Portanto, profetiza sobre a terra de Israel, e dize aos montes e aos outeiros, às correntes e aos vales: Assim diz o Senhor Jeová: Eis que falei no meu zelo e no meu furor, porque levastes sobre vós o opróbrio dos gentios. Portanto, assim diz o Senhor Jeová: Eu levantei a minha mão, para que os gentios, que estão ao redor de vós, levem o seu opróbrio sobre si mesmos. Mas vós ó montes de Israel, vós produzireis os vossos ramos, e dareis o vosso fruto para o meu povo de Israel; porque estão prestes a vir. Porque, eis que eu estou convosco; e eu me voltarei para vós, e sereis lavrados e semeados. E multiplicarei homens sobre vós, a toda a casa de Israel, a toda ela: e as cidades serão habitadas, e os lugares devastados serão edificados. E multiplicarei homens e animais sobre vós, e eles se multiplicarão, e frutificarão: e vos farei habitar como dantes, e farei vosso estado melhor que nos vossos princípios; e sabereis que eu sou o Senhor. E farei andar sobre vós os homens, o meu povo de Israel: eles te possuirão, e serás a sua herança, e nunca mais o desfilharás. Assim diz o Senhor Jeová: Visto como vos dizem: Tu és uma terra que devora os homens, e és uma terra que desfilha os seus povos; Por isso, tu não devorarás mais os homens, nem desfilharás mais os teus povos, diz o Senhor Jeová. E farei que nunca mais se ouça em ti a afronta dos gentios; e não levarás mais sobre ti o opróbrio das gentes, nem mais desfilharás a tua nação, diz o Senhor Jeová.”
Ezequiel 36:1-15


Uma das consequências da queda de Israel tinha sido a destruição e corrupção da sua terra e das suas cidades. Os campos ficaram por cultivar, os muros não foram mantidos, as cidades estavam em visível decadência. Ainda por cima, o povo de Israel não estava a ser, ele mesmo, um bom testemunho do nome do Senhor nos lugares para onde tinham sido levados. Todas estas coisas contribuiam para que as nações que não conheciam Deus, se rissem em desprezo sempre que ouviam falar de Israel. Eles eram a risota das nações e a ocupação dos lábios tagarelas. Isto era certamente uma vergonha que qualquer judeu fiel sentia de forma contundente. Mas mais do que isso, isso era uma afronta ao nome e à glória do Deus vivo. Afinal, este era o povo que Ele tinha escolhido como Sua possessão especial, para que o Seu nome fosse conhecido em toda a terra. As coisas não ficariam assim. Nesta passagem, o Senhor promete que a terra de Israel voltaria à sua antiga glória e que voltaria a ser exemplo e espanto para todo o mundo. A vergonha da terra de Israel não duraria para sempre. De igual forma, o pecado, apesar de ter consequências graves nas nossas vidas, é em primeiro lugar uma afronta à glória de Deus. Cristo levou sobre si mesmo a vergonha do nosso pecado e, por Ele, somos livres dela para sempre. No entanto, e precisamos de entender isto, Ele fê-lo, em primeiro lugar, para a glória de Deus e para testemunho do Seu nome.

Sem comentários:

Enviar um comentário