segunda-feira, 26 de setembro de 2016

(Devocional) Promessa condicional - 1Re. 9:1-9


Segunda-feira, 26 de Setembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: I Reis 6-10
Promessa condicional

“Sucedeu, pois, que, acabando Salomão de edificar a casa do Senhor e a casa do rei, e todo o desejo de Salomão que lhe veio à vontade de fazer, O Senhor tornou a aparecer a Salomão, como lhe tinha aparecido em Gibeon. E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração e a tua súplica que, suplicando, fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome, para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias. E se tu andares perante mim, como andou David, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, Então confirmarei o trono do teu reino sobre Israel para sempre, como falei acerca do teu pai, David, dizendo: Não te faltará varão sobre o trono de Israel: Porém, se vós e os vossos filhos, de qualquer maneira vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos e os meus estatutos que vos tenho proposto, mas fordes e servirdes a outros deuses, e vos curvardes perante eles, Então destruirei Israel, da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei ao meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel será por ditado e mote, entre todos os povos. E desta casa, que é tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará e assobiará e dirá: Por que fez o Senhor assim a esta terra e a esta casa? E dirão: Porque deixaram ao Senhor, seu Deus, que tirou da terra do Egipto os seus pais, e se apegaram a deuses alheios, e se curvaram perante eles, e os serviram: por isso, trouxe o Senhor sobre eles todo este mal.”
I Reis 9:1-9


Após a construção do sumptuoso templo que Salomão havia construído para o Senhor, Deus aparece novamente a Salomão. Deus diz-lhe que havia santificado o templo com a Sua presença e que dali não desviaria o Seu olhar para sempre. Esta era a promessa de Deus e esta era a Sua vontade. No entanto, esta promessa estava dependente da fidelidade do povo. Há quem critique o Deus do Antigo Testamento por fazer promessas com condições. O templo era, como vimos, a manifestação da vontade de Deus de estar junto do Seu povo. Que interesse é que teria a presença do Senhor junto de um povo rebelde? Não seria isso uma desonra para o Senhor? Deus promete estar junto deles enquanto eles O servirem de todo o coração. O povo precisava de compreender, e nós também, que tudo o que eles tinham, o seu belo país, o seu templo, o palácio real, a abundância de riquezas e a fertilidade da terra, vinham directamente das mãos do Senhor. No momento em que eles passassem a confiar mais em si mesmos do que no Senhor que tudo dá, eles perderiam tudo até voltarem para os braços amorosos do Pai. Infelizmente o povo não ouviu esta chamada de atenção e desobedeceu ao Senhor, foi derrotado em batalha, invadido por nações estrangeiras, retirado da sua terra e até este belo templo de Salomão foi completamente destruído. Que nós possamos estar constantemente agradecidos ao Senhor por tudo o que Ele faz por nós. 

Sem comentários:

Enviar um comentário