domingo, 25 de setembro de 2016

(Devocional) Para o louvor da Sua glória - Ef. 1:3-14


Domingo, 25 de Setembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Efésios 1-55
Para o louvor da Sua glória
      
“Bendito o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais, nos lugares celestiais, em Cristo; Como, também, nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis, diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adopção, por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si, no Amado; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para connosco, em toda a sabedoria e prudência; Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem, também, fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade; Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperámos em Cristo; Em quem, também, vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.”
Efésios 1:3-14


Três vezes encontramos repetida nesta passagem a expressão que nos dá hoje o título. Precisamos de fazer com que tudo aquilo que somos seja para louvor da glória de Deus. A salvação que obtivemos em Cristo existe não em função daquele que é salvo, mas em função daquele que salva. É verdade que somos beneficiados, mas tudo o que existe (incluindo a nova ciração em Cristo), existe para a glória de Deus. Sempre que buscamos os nossos interesses, ou caimos na tentação de pensar em Deus apenas como aquele que faz algo por nós, deixamos de viver para a Sua glória. Encontramos nesta passagem uma lista muito grande daquilo que Paulo chama de “bênçãos espirituais”. Em Cristo, somos adoptados na família de Deus, somos separados para Deus e feitos irrepreensíveis e agradáveis a Ele, descobrimos o mistério do evangelho que é universal e aberto a todos (judeus e gentios), isto para mencionar apenas algumas. Ganhar consciência de tudo o que é nosso em Cristo irá ajudar-nos a perceber que em nós mesmos não temos nada de justo e nem sequer temos capacidade própria para fazer o bem. Mas, Nele, encontramos, já nesta vida, todas as bênçãos espirituais que iremos disfrutar nos lugares celestiais. Tudo isto existe porque Deus assim o determinou. Foi Ele que decidiu, por Sua própria vontade e para Seu próprio prazer, antes da fundação do mundo, salvar todos os que fossem a Ele através de Cristo. Assim, a glória não é daquele que se arrepende, mas daquele que determinou a salvação de todo aquele que crê. Que eu possa viver para dar glória a tão grande Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário