quarta-feira, 27 de julho de 2016

(Devocional) Com amor eterno te amei - Jr. 31:1-9


Quarta-feira, 27 de Julho de 2016
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 31-355
Com amor eterno te amei

Naquele tempo, diz o Senhor, serei o Deus de todas as gerações de Israel, e elas serão o meu povo. Assim diz o Senhor: O povo que escapou da espada achou graça no deserto; Israel mesmo, quando eu o fizer descansar. Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com amorável benignidade te atraí. Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás com o coro dos que dançam. Ainda plantarás vinhas nos montes de Samaria: os plantadores plantarão e gozarão dos frutos. Porque haverá um dia em que gritarão os vigias sobre o monte de Efraim: Levantai-vos, e subamos a Sião, ao Senhor, nosso Deus. Porque, assim diz o Senhor: Cantai sobre Jacob com alegria, e exultai por causa do Chefe das gentes; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, Senhor, o teu povo, o resto de Israel. Eis que os trarei da terra do norte, e os congregarei das extremidades da terra; e com eles os cegos e aleijados, as mulheres grávidas e as de parto juntamente: em grande congregação voltarão para aqui. Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito em que não tropeçarão; porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogenitor.”
Jeremias 31:1-9


Esta passagem diz respeito ao futuro de Israel. Muito teria de acontecer até que estas palavras de Jeremias encontrassem o seu cumprimento. Há grandes bênçãos prometidas para o povo de Deus e para a Terra Prometida. Um dia Israel seria reunido, a partir de todas as nações da terra e iria gozar de todas as promessas contidas na Palavra a seu favor. Israel em breve iria conhecer um grande e terrível julgamento por causa da sua desobediência continuada e iniquidade. No entanto, ao mesmo tempo que anuncia o julgamento pelo qual o Seu povo passará, Deus reafirma o Seu amor por eles, diz que esse amor é eterno, e confirma que todas as suas gloriosas promessas a Israel encontrarão perfeito cumprimento. Como pode este amor estar a ser reafirmado no meio da infidelidade? Este é um amor eterno porque é incondicional? Como pode um Deus perfeito em justiça amar incondicionalmente? Porque Ele é um Deus que Ele mesmo se oferece em sacrifício perfeito de redenção pelo Seu povo. As promessas de Deus mantêm-se firmes e seguras pois têm a garantia do sangue puro do Cordeiro. Todos os que hoje estão em Cristo já habitam por Ele nas regiões celestiais. São aceites Nele e não têm de ganhar por si mesmos acesso ao Pai. Alegremo-nos no Deus da nossa salvação e no nosso Cristo. Por Ele é nosso o amor eterno no Pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário