terça-feira, 12 de julho de 2016

(Devocional) Nunca me escandalizarei - Mt. 26:31-35


Terça-feira, 12 de Julho de 2016
Leitura Bíblica Diária: Mateus 26-285
Nunca me escandalizarei

Então Jesus lhes disse: Todos vós, esta noite, vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós, para a Galileia. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.”
Mateus 26:31-35


(Qual o maior erro de Pedro nesta ocasião? Certamente que salta à vista o facto de ele dizer aqui que nunca abandonaria Jesus e depois fazê-lo de forma tão pública e conhecida. Também impressiona o facto de ele afirmar categoricamente que nunca negaria a Cristo (negando ali mesmo e várias vezes o que Jesus tinha acabado de dizer), e depois, ao serem-lhe dadas várias oportunidades para não negar a Cristo, ele fazê-lo com alarde. Mas provavelmente o maior erro de Pedro aqui foi estar distraído. O apóstolo estava tão distraído com o que pensou ser um ataque à sua lealdade a Cristo, que não ouviu o maravilhoso anúncio de Cristo quanto à Sua ressurreição. Foi como se as palavras nem tivessem sido ditas. A verdade que o Senhor disse naquele momento sobre Pedro feriu-o de tal maneira que ele já não conseguiu ver nada para além do seu orgulho ferido. Aqueles que são ligeiros a criticar a impulsividade de Pedro são os mesmos que têm dificuldade em admitir que esta passagem põe o dedo na ferida de todos nós. Todos somos voltados para nós mesmos e temos dificuldade em admitir os nossos erros. Não aqueles que nos habituámos a admitir para nos sentirmos bem connosco mesmos. Mas aqueles que a Palavra nos aponta e consideramos tratar-se ou de um erro por parte da Palavra ou de uma injustiça por parte do mensageiro. Olhemos para Cristo. Ao olharmos mais para Ele do que para nós, conseguiremos ouvir as maravilhosas palavras que Ele anuncia.

Sem comentários:

Enviar um comentário