sábado, 16 de julho de 2016

(Devocional) Mentiras e vaidade - Jr. 16:14-21


Sábado, 16 de Julho de 2016
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 16-20
Mentiras e vaidade

Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que nunca mais se dirá: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egipto; Mas: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, que dei a seus pais. Eis que mandarei muitos pescadores, diz o Senhor, os quais os pescarão; e depois, enviarei muitos caçadores, os quais os caçarão sobre todo o monte, e sobre todo o outeiro, e até nas fendas das rochas. Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; não se escondem perante a minha face, nem a sua maldade se encobre aos meus olhos. E, primeiramente, retribuirei em dobro a sua maldade e o seu pecado, porque profanaram a minha terra com os cadáveres das suas coisas detestáveis, e das suas abominações encheram a minha herança. Ó Senhor, fortaleza minha, e força minha, e refúgio meu no dia da angústia! a ti virão as nações, desde os fins da terra, e dirão: Nossos pais herdaram só mentiras e vaidade, em que não havia proveito. Fará um homem para si deuses, que, contudo, não são deuses? Portanto, eis que lhes farei conhecer, desta vez lhes farei conhecer a minha mão e o meu poder; e saberão que o meu nome é o Senhor.”
Jeremias 16:14-21


O julgamento que os judeus estavam a viver às mãos de Babilónia era total, mas não era final. Um dia o povo de Israel será reunido e tomará posse, debaixo do seu Messias, de toda a terra que foi prometida aos seus antepassados. Estas palavras eram importantes para que os judeus, contemporâneos de Jeremias, continuassem a olhar para o seu Deus. Estas palavras devem continuar a servir de consolo para os judeus de hoje. As palavras finais desta passagem encorajam todas as nações a colocarem a sua confiança no Deus de Israel. Só o Deus da Bíblia é verdadeiro. Todos os outros deuses, inventados pelo homem e feitos à imagem da imperfeição humana, são mentira e vaidade. Às trevas, que conspiram contra tudo o que é verdade, interessa que as pessoas estejam distraídas com o erro, que pensem que todos os deuses conduzem ao mesmo destino. Mas o Senhor não está sem poder. Olhem à vossa volta! O Senhor está a trabalhar entre nós. Está a ser formado um povo, redimido por Cristo, de todas as raças e povos e línguas e nações. As palavras dadas por Deus a Jeremias são verdade e estão a cumprir-se diante dos nossos olhos. Encontrar onde Deus está a trabalhar e juntarmo-nos ao que Ele está a fazer é o melhor que nos poderia acontecer. Assim todos saberão o nome do Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário