sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

(Devocional) Perdão - Gn. 45:1-15


Sexta-feira, 3 de Fevereiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Génesis 41-455
Perdão

“Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o varão; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer aos seus irmãos. E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu. E disse José aos seus irmãos: Eu sou José: vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face. E disse José aos seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então disse ele: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egipto. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque, para conservação da vida, Deus me enviou diante da vossa face. Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Pelo que Deus me enviou diante da vossa face, para conservar a vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egipto. Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egipto; desce a mim, e não te demores; E habitarás na terra de Gosen, e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas, e tudo o que tens. E ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não pereças de pobreza, tu e a tua casa, e tudo o que tens. E eis que os vossos olhos vêem, e os olhos do meu irmão, Benjamim, que é minha boca que vos fala. E fazei saber a meu pai toda a minha glória no Egipto, e tudo o que tendes visto, e apressai-vos a fazer descer meu pai para cá. E lançou-se ao pescoço de Benjamim, seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou também ao seu pescoço. E beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre eles; e depois, seus irmãos falaram com ele.”
Génesis 45:1-15


O perdão oferecido por José aos seus irmãos foi completo. Biblicamente o perdão é agir e pensar como se a ofensa nunca tivesse acontecido e vemos isso no exemplo de José. Não só ele perdoa como se esforça por tirar qualquer culpa de cima dos ombros dos seus irmãos. Tudo aquilo tinha acontecido porque Deus tinha um plano mais importante para as suas vidas. Certamente que nas horas solitárias durante os anos de injusto encarceramento, José não tinha conseguido ver o plano de Deus, mas agora tudo era claro. Deus havia preparado e usado todos aqueles acontecimentos para que a sua família fosse protegida do mal e ajudada (v. 7). Também nós somos chamados a exercer o perdão nas nossas vidas. Nem devemos esperar pelo arrependimento do outro para dar o nosso perdão. Difícil? Humanamente impossível, por vezes. Mas é Deus que o quer realizar nas nossas vidas. Fomos ofendidos, magoados, traídos? E daí? Nunca teremos nada a perdoar que seja maior do que o perdão que Deus nos dá dos nossos pecados. Deus quer usar a impossibilidade do seu perdão para confundir os poderosos deste mundo. O poder de Deus também se manifesta nestas coisas. É algo poderoso e maravilhoso poder ser usado em algo que apenas Deus pode fazer. Confiemos Nele, Ele sabe o que faz.  

Sem comentários:

Enviar um comentário