quarta-feira, 25 de março de 2015

(Devocional) Consagrados para Servir - Lv. 8:1-13



Quarta-feira, 25 de Março de 2015
Leitura Bíblica Diária: Levítico 6-10
Consagrados para Servir

“Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Toma a Arão e a seus filhos com ele, e as vestes, e o azeite da unção, como também o novilho da expiação do pecado, e os dois carneiros, e o cesto dos pães ázimos, E reúne toda a congregação à porta da tenda da congregação. Fez, pois, Moisés como o SENHOR lhe ordenara, e a congregação reuniu-se à porta da tenda da congregação. Então disse Moisés à congregação: Isto é o que o SENHOR ordenou que se fizesse. E Moisés fez chegar a Arão e a seus filhos, e os lavou com água. E vestiu-lhe a túnica, e cingiu-o com o cinto, e pôs sobre ele o manto; também pôs sobre ele o éfode, e cingiu-o com o cinto de obra esmerada do éfode e o apertou com ele. Depois pôs-lhe o peitoral, pondo no peitoral o Urim e o Tumim; E pôs a mitra sobre a sua cabeça; e sobre esta, na parte dianteira, pôs a lâmina de ouro, a coroa da santidade, como o SENHOR ordenara a Moisés. Então Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo, e tudo o que havia nele, e o santificou; E dele espargiu sete vezes sobre o altar, e ungiu o altar e todos os seus utensílios, como também a pia e a sua base, para santificá-las. Depois derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo. Também Moisés fez chegar os filhos de Arão, e vestiu-lhes as túnicas, e cingiu-os com o cinto, e apertou-lhes as tiaras, como o SENHOR ordenara a Moisés.”
Levítico 8:1-13


Este capítulo trata da consagração de Aarão e dos seus filhos para exercerem o ofício sacerdotal. Esta consagração é, em primeiro lugar, pública (v. 3). É feita diante de toda a congregação. Neste novo tempo que se inaugurou no dia de Pentecostes, todos os crentes são simultaneamente sacerdotes. Temos em nós o Espírito Santo de Deus e Deus deu-nos, a todos, o ministério da reconciliação. Este é um ministério público. Devemos, por isso, ter atenção ao nosso testemunho perante o mundo. Outro dos aspectos importantes da consagração sacerdotal era a sua lavagem com água (v. 6). O Novo Testamento ensina-nos que somos purificados com a lavagem da água pela Palavra. É na Bíblia que encontramos a verdades sobre o que pensamos e fazemos. É na Palavra de Deus que há verdadeira transformação. Aqueles que continuam na corrupção do pecado, apenas podem ser lavados pela convicção que o Espírito produz pela Palavra. Jesus Cristo, cujo sangue cobre os nossos pecados, é chamado a eterna Palavra de Deus. No v. 12, os sacerdotes são ungidos com óleo. Na Bíblia, o óleo é sempre símbolo do Espírito. Para servirmos o Senhor é importante estarmos cheios do Espírito, deixarmo-nos guiar por Ele e não o entristecermos. Devemos procurar, a cada momento, estar cheios do Espírito Santo. Não há nada mais importante. Estamos cheios do Espírito quando temos todos os nossos pecados confessados e estamos completamente dedicamos a buscar e obedecer a toda a vontade de Deus. A vida consagrada é a vida que Deus tem para si.

Sem comentários:

Enviar um comentário