segunda-feira, 21 de março de 2016

(Devocional) O pecador diante do Senhor - Lv. 4:1-12


Segunda-feira, 21 de Março de 2016
Leitura Bíblica Diária: Levítico 1-5
O pecador diante do Senhor

“Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando uma alma pecar, por erro, contra alguns dos mandamentos do Senhor, acerca do que se não deve fazer, e obrar contra algum deles: Se o sacerdote ungido pecar, para escândalo do povo, oferecerá, pelo seu pecado que pecou, um novilho sem mancha ao Senhor, por expiação do pecado. E trará o novilho à porta da tenda da congregação, perante o Senhor, e porá a sua mão sobre a cabeça do novilho, e degolará o novilho perante o Senhor. Então o sacerdote ungido tomará do sangue do novilho e o trará à tenda da congregação; E o sacerdote molhará o seu dedo no sangue, e daquele sangue espargirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu do santuário. Também porá o sacerdote daquele sangue sobre as pontas do altar do incenso aromático perante o Senhor, que está na tenda da congregação; e todo o resto do sangue do novilho derramará à base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da congregação. E toda a gordura do novilho da expiação tirará dele; a gordura que cobre a fressura e toda a gordura que está sobre a fressura, E os dois rins e a gordura que está sobre eles, que está sobre as tripas, e o redenho de sobre o fígado, com os rins, tirará, Como se tira do boi do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar do holocausto. Mas o coiro do novilho, e toda a sua carne, com a sua cabeça e as suas pernas, e as suas entranhas, e o seu esterco, Todo aquele novilho levará fora do arraial, a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará com fogo sobre a lenha; onde se lança a cinza se queimará.”
Levítico 4:1-12


Ao longo deste livro vamos ver que Deus estabelece quatro tipos de sacrifício. Existiam os holocaustos, ou oferta queimada. Haviam os sacrifícios pacíficos. Haviam ainda os sacrifícios pela expiação do pecado, que vemos descritos nesta passagem, e os pela expiação da culpa. Estes sacrifícios eram realizados pelos sacerdotes, no tabernáculo, mas deveriam envolver todo o povo. Eram realizados pelos sacerdotes, mas em nome do povo. O sacrifício pela expiação do pecado lida com a realidade do pecado. Temos uma natureza pecaminosa e estamos predispostos à desobediência. Sabemos claramente qual é a vontade de Deus. Ele diz-nos, com pormenor, quais são os requisitos da sua santidade. Deus nunca quis que cumpríssemos toda a lei, porque não somos capazes. Apenas Cristo o fez, e por isso Ele pode ser o nosso Salvador. No entanto aprendemos no v. 2 que devemos prestar atenção ao que Deus diz e que não prestar atenção a Deus é desobediência. O sacrifício deveria ser trazido diante do Senhor (reparem nas vezes que esta expressão é repetida) e era símbolo de arrependimento. As pessoas não deveriam confiar no sacrifício, mas em Deus, que aceita o sacrifício. Era o sacerdote que lidava com os aspectos práticos do sacrifício. Por outras palavras, o sacrifício era feito não pelo pecador, mas em nome do pecador. Assim vemos, desde o Antigo Testamento, o princípio de que o pecador não tem de pagar pelos seus próprios pecados. Todos são convidados a aceitar o que Jesus fez, em nome de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário