segunda-feira, 27 de junho de 2016

(Devocional) Os seus santos rejubilarão - Sl. 132:11-18


Segunda-feira, 27 de Junho de 2016
Leitura Bíblica Diária: Salmos 131-1355
Os seus santos rejubilarão

O Senhor jurou a David com verdade, e não se desviará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono. Se os teus filhos guardarem o meu concerto e os meus testemunhos, que eu lhes hei-de ensinar, também os seus filhos se assentarão perpetuamente no teu trono. Porque o Senhor elegeu a Sião: desejou-a para sua habitação, dizendo: Este é o meu repouso para sempre: aqui habitarei, pois o desejei. Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados. Vestirei de salvação os seus sacerdotes, e os seus santos rejubilarão. Ali farei brotar a força de David; preparei uma lâmpada para o meu ungido. Vestirei os seus inimigos de confusão; mas sobre ele florescerá a sua coroa.”
Salmo 132:11-18


Se na primeira parte do salmo tínhamos a oração feita ao Senhor em torno da arca, do templo e do futuro da descendência de David, nesta segunda parte do salmo encontramos a resposta de Deus àquela oração. Jesus é o descendente de David que ocupa para sempre o trono de Israel. As promessas do Senhor são de confiança e sempre se cumprem. O salmista havia pedido que os sacerdotes do Senhor fossem vestidos de justiça (v. 9). O Senhor responde a esta oração no v. 16, quando diz, “vestirei de salvação os seus sacerdotes.” Neste tempo em que vivemos, em que o véu do templo foi rasgado e em que todos os regenerados são também sacerdotes (debaixo do sumo sacerdote Jesus, é certo), estas palavras são de grande importância. Em primeiro lugar, para podermos ser considerados justos, e assim termos entrada na presença de Deus, temos de ser vestidos dessa justiça. Ou seja, ela não é algo que possamos produzir por nós mesmos, ou que resulte da nossa comparação uns com os outros. Somos justos se essa justiça nos for conferida, se vier até nós de uma fonte externa. Precisamos que Deus nos revista de justiça. Em segundo lugar, essa justiça é para nós salvação. Não temos outra forma de escapar ao juizo merecido pelos nossos pecados. Os que não a têm devem desejá-la e pedi-la ao Senhor em arrependimento. Os que já a alcançaram devem alegrar-se nas suas novas vestes.

Sem comentários:

Enviar um comentário