quinta-feira, 13 de abril de 2017

(Devocional) Fui o opróbrio dos meus vizinhos - Sl. 31:9-18


Quinta-feira, 13 de Abril de 2017
Leitura Bíblica Diária: Salmos 31-35
Fui o opróprio dos meus vizinhos

“Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado: consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu corpo. Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai, por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem. Por causa de todos os meus inimigos, fui o opróbrio dos meus vizinhos, e um horror para os meus conhecidos: os que me viam na rua fugiam de mim. Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado. Pois ouvi a murmuração de muitos: temor havia ao redor; porquanto todos se conluiavam contra mim; intentam tirar-me a vida. Mas eu confiei em ti, Senhor; e disse: Tu és o meu Deus. Os meus tempos estão nas tuas mãos: livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem. Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo: salva-me, por tuas misericórdias. Não me deixes confundido, Senhor, porque te tenho invocado: deixa confundidos os ímpios; emudeçam na sepultura. Emudeçam os lábios mentirosos que dizem coisas más, com arrogância e desprezo, contra o justo.”
Salmo 31:9-18


David expressa aqui de forma eloquente aquilo que são as dores da condição humana. O homem, separado de Deus por causa do seu pecado, faz bem em admitir que a maior parte do seu sofrimento se deve à sua própria iniquidade (v. 10). Esta admissão de culpa, completamente oposta à nossa inclinação natural, é em si mesma, evidência da acção do Espírito de Deus sobre a nossa vida. A segunda parte da resposta humana ao trabalho de Deus no seu coração é a fé. David expressa-a também no v. 14 quando diz, “Mas eu confiei em ti, Senhor; e disse, tu és o meu Deus.” Quem caminha com Deus desta forma, depois de o ter recebido pela fé, sente ainda com mais força a oposição da sua carne e a opressão de ter de viver num mundo caído que rejeita o seu Criador. A maior parte dos que nos rodeiam rejeitam com força as coisas de Deus e manifestam, de várias formas e com frequência, o seu ódio por aqueles que humildemente tentam buscar a face do seu Deus (v. 16). Mas a mesma fé com que acedemos ao que Deus faz em nosso favor, é necessária para viver a vida do crente. Deve servir-nos de conforto a verdade de que Cristo também passou por toda esta oposição, em nosso lugar (por isso na cruz, Jesus cita muitas das palavras deste salmo), e enfrentou-a de forma vitoriosa. Assim, Ele oferece-nos a Sua vitória sobre o pecado e o mundo, em troca das nossas dores e aflições. Aceitamos?

Sem comentários:

Enviar um comentário