sexta-feira, 7 de abril de 2017

(Devocional) Nada há de novo debaixo do sol - Ec. 1:9-11


Sexta-feira, 7 de Abril de 2017
Leitura Bíblica Diária: Eclesiastes 1-5
Nada há novo debaixo do sol

“O que foi, isso é o que há-de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer: de modo que nada novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.  não lembrança das coisas que precederam; e, das coisas que hão-de ser, também delas não haverá lembrança entre aqueles que hão-de vir depois.”
Eclesiastes 1:9-11


Salomão continua a sua análise realista da existência humana. Por vezes o ser humano parece convencer-se da sua capacidade de criar coisas novas e de ser agente de progresso. Muitas vezes os autores das mais brilhantes invenções descobrem que já alguém, noutra parte do mundo ou da história, havia tido a mesma ideia. A frase “nada há novo debaixo do sol”, de autoria divina, entrou na cultura mesmo dos descrentes e todos parecem concordar com este veredicto. O nosso autor indica no v. 10 a sua convicção de que houve um dia em que as coisas foram novas. Mas esta ideia, mais difícil de aceitar por alguns, também é racional e lógica. Se existe uma criação, terá de haver um Criador. E se nós fomos criador por Alguém superior então somos responsáveis diante do nosso Criador. Mas como chegamos a Ele, se estamos encerrados neste ciclo entre a invenção e a reinvenção? É então que aparece Cristo. O Criador fez-se uma das Suas criaturas para poder resgatá-las do círculo vicioso introduzido pelo pecado. Sem Cristo a humanidade está presa na aparentemente eterna repetição da história que não tem nada de abonatório em relação à natureza humana. Todos os que se arrependem e confiam Nele são feitos novas criaturas. Finalmente, algo novo debaixo do sol! Os que, pela fé, alcançam a salvação entram numa nova vida em que tudo é novo. Recebem, pelo sacrifício de Cristo na cruz em seu lugar, um novo coração, novos pensamentos e atitudes. E um novo cântico de louvor entoará para sempre dos seus novos lábios.

Sem comentários:

Enviar um comentário