quinta-feira, 6 de abril de 2017

(Devocional) Pela misericórdia do Altíssimo - Sl. 21:7-13


Quinta-feira, 6 de Abril de 2017
Leitura Bíblica Diária: Salmos 21-255
Pela misericórdia do Altíssimo

“Porque o rei confia no Senhor, e, pela misericórdia do Altíssimo, nunca vacilará. A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te aborrecem. Tu os farás como um forno aceso, quando te manifestares; o Senhor os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá. Seu fruto destruirás da terra, e a sua descendência de entre os filhos dos homens. Porque intentaram o mal contra ti; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão. Portanto tu lhes farás voltar as costas; e com as tuas frechas postas nas cordas lhes apontarás ao rosto. Exalta-te, Senhor, na tua força: então contaremos e louvaremos o teu poder.”
Salmo 21:7-13


De um lado desta passagem temos a ira justa e absoluta de Deus em relação ao pecador que o odeia. Do outro, temos o salmista que se coloca no grupo daqueles que cantarão e louvarão o poder do Senhor em julgar (v. 13). Não é bonito o retrato que aqui é pintado da humanidade. O ser humano sem Deus é completamente vil pois age sempre contra o seu Criador. A sua desobediência é tal que até os seus descendentes são afectados (v. 10). Não foi assim com o pecado de Adão? Não é isso que verificamos mesmo em termos práticos e directos nos nossos dias? O fim de todos os pecadores é a condenação e a destruição eterna que significa ficar separado de Deus para sempre. O salmista anuncia um dia em que todo o pecado desaparecerá de sobre a terra (v. 10). Uma vez que todos somos pecadores, por causa do pecado dos nossos antepassados e por causa do nosso próprio pecado, será que isso significa a remoção de toda a humanidade de sobre a terra? Não, porque ao mesmo tempo que o afirma, o salmista coloca-se no grupo dos que adorarão ao Senhor pelo seu poder em julgar o pecado. Como se resolve este paradoxo? Apenas o Calvário aparece como explicação. Ali, o Senhor colocou sobre Cristo a totalidade da Sua ira, para que uma multidão de adoradores, onde David se coloca, pudesse ser resgatada. Ele coloca-se no grupo dos adoradores de Deus porque, pela fé alcançou misericórdia (v. 7).

Sem comentários:

Enviar um comentário