quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

(Devocional) Edificando e prosperando - Ed. 6:13-22


Quarta-feira, 7 de Janeiro de 2015
Leitura Bíblica Diária: Esdras 6-10
Edificando e prosperando

“Então Tatenai, o governador de além do rio, Setarboznai e os seus companheiros, assim fizeram apressuradamente, conforme ao que decretara o rei Dario. E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando, pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido; e edificaram a casa e a aperfeiçoaram, conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme ao mandado de Ciro e de Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia. E acabou-se esta casa no dia terceiro do mês de Adar, que era o sexto ano do reinado do rei Dario. E os filhos de Israel, os sacerdotes, e os levitas, e o resto dos filhos do cativeiro, fizeram a consagração desta casa de Deus, com alegria. E ofereceram, para a consagração desta casa de Deus, cem novilhos, duzentos carneiros, quatrocentos cordeiros, e doze cabritos, por expiação do pecado de todo o Israel, segundo o número das tribos de Israel. E puseram os sacerdotes nas suas turmas e os levitas nas suas divisões, para o ministério de Deus, que está em Jerusalém; conforme ao escrito do livro de Moisés. E os que vieram do cativeiro celebraram a páscoa no dia catorze do primeiro mês; Porque os sacerdotes e levitas se tinham purificado, como se fossem um só homem, e todos estavam limpos; e mataram o cordeiro da páscoa para todos os filhos do cativeiro, e para seus irmãos, os sacerdotes, e para si mesmos. Assim comeram a páscoa os filhos de Israel que tinham voltado do cativeiro, com todos os que a eles se apartavam da imundícia das gentes da terra, para buscarem o Senhor, Deus de Israel; E celebraram a festa dos pães asmos, os sete dias, com alegria, porque o Senhor os tinha alegrado, e tinha mudado o coração do rei da Assíria a favor deles, para lhes fortalecer as mãos na obra da casa de Deus, o Deus de Israel.”
Esdras 6:13-22


Este é certamente um dos pontos altos na história do povo judeu. Depois de terem visto a sua capital destruída e terem sido levados para um cativeiro degradante, o Senhor tinha-se lembrado deles. O rei gentio que os mantinha em cativeiro tinha decidido libertá-los e, do seu tesouro, deu-lhes tudo o necessário para que o templo em Jerusalém fosse reconstruído. Isto foi algo feito por Deus, quando certamente muitos deles já tinham perdido a esperança de que pudesse acontecer. Mas a obra foi feita e agora era altura de celebrar a Páscoa do Senhor. A alegria do povo é evidente ao longo de toda esta passagem. Essa alegria culminou com o sacrifício do cordeiro pascal, em benefício de todo o povo. Este é um retrato perfeito do que pode ser também a nossa história. A realidade do nosso pecado e desobediência a um Deus santo, coloca-nos num triste cativeiro do qual não podemos sair a não ser que Deus por nós faça alguma coisa. Deus veio ao encontro da nossa triste situação, enviando o Seu Filho para se identificar completamente com a nossa condição humana, mas sem pecado. Assim, Jesus pode ser o nosso cordeiro pascal. Aquele homem sem pecado que, por ser Deus, conseguiu suportar, num momento de tempo toda a justa ira de Deus e toda a nossa vergonha. É com alegria que devemos viver a nova vida que temos em Cristo. É com alegria que devemos informar aqueles que, tristes à nossa volta, podem também usufruir do sacrifício de Cristo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário