domingo, 11 de janeiro de 2015

(Devocional) Pedir perdão - Ne. 1:5-11


Domingo, 11 de Janeiro de 2015
Leitura Bíblica Diária: Neemias 1-5
Pedir perdão

“E disse: Ah Senhor, Deus dos céus, Deus grande e terrível! que guardas o concerto e a benignidade para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos; Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, de dia e de noite, pelos filhos de Israel, teus servos: e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que pecámos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecámos. De todo nos corrompemos contra ti, e não guardámos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo. Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos. E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os fareis: então, ainda que os vossos rejeitados estejam no cabo do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Estes ainda são teus servos e o teu povo, que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão. Ah, Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.”
Neemias 1:5-11


Perderemos muito do sentido do Antigo Testamento se não tivermos em conta o relacionamento, especial e único, entre Deus e o povo de Israel. Esta é uma união eterna e que continua em vigor. Só assim entendemos a oração de Neemias pedindo perdão pelos pecados da nação inteira. Só assim entendemos as promessas feitas por Deus a Israel e que ainda não foram cumpridas. E só assim entendemos as profecias bíblicas relativas ao reino de mil anos de Jesus na terra. Esse reino começará com a totalidade dos judeus convertidos ao seu Messias, o enviado de Deus. Tudo o que acontece entretanto, e que Neemias refere na sua oração, os avanços e recuos de Israel, ora entrando ora saindo da terra prometida, são apenas sinais daquilo que está para vir. O que salta à vista nesta oração de Neemias é o conhecimento que ele tem do seu próprio pecado. Esta não é uma oração de alguém que reconhece os pecados da sua nação no contexto da sua própria inocência. Esta é a oração sincera de alguém que está completamente convencido do seu próprio pecado. Esta é a evidência do trabalho de Deus no coração. Deus está a trabalhar no seu coração? Reconhecendo o seu pecado, Neemias volta-se para o único que tem a solução para o mesmo. Neemias pode assim tomar partido, por antecipação, do único sacrifício aceite pelos pecados da humanidade. O sangue de Jesus é a solução para os pecados de todos quer do Antigo como do Novo Testamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário