sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

(Devocional) O reino de Deus está entre vós - Lc. 17:20-37


Sexta-feira, 2 de Dezembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Lucas 16-20
O reino de Deus está entre vós

E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou, Ei-lo ali; porque, eis que o reino de Deus está entre vós. E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis. E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou, Ei-lo ali; não vades, nem os sigais; Porque, como o relâmpago ilumina, desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será, também, o Filho do homem no seu dia. Mas, primeiro, convém que ele padeça muito, e seja reprovado por esta geração. E como aconteceu nos dias de Noé, assim será, também, nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como, também, da mesma maneira, aconteceu nos dias de Loth: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas, no dia em que Loth saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há-de manifestar. Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Loth. Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e, qualquer que a perder, salvá-la-á. Digo-vos que, naquela noite, estarão dois numa cama; um será tomado, o outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, a outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado. E, respondendo, disseram-lhe: Onde, Senhor? E ele lhes disse: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias.”
Lucas 17:20-37


Não nos podemos esquecer que nesta passagem Jesus fala primeiro com o fariseus e depois com os discípulos. Aos discípulos, Jesus ensina que a vinda a Sua vinda para reinar e julgar seria algures no futuro. Ele diz-lhes que eles terão um grande desejo por ver esse dia e que o não verão. Ele avisa que haverão alguns que ensinarão que a vinda de Jesus será um acontecimento espiritual e invisível. Isso não era verdade, disse Jesus. Quando ele voltar, todo o mundo iria ver. Ele também lembra que a sua vinda será antecedida de um julgamento universal. Muitos serão tomados, de forma repentina, para serem julgados. Esta passagem não fala sobre o arrebatamento dos crentes. Aos fariseus ele disse “o reino de Deus está entre vós.” Estas palavras são claramente um amoroso desafio. Àqueles que o interrogam, Jesus diz claramente eu sou o reino de Deus entre vós, recebam-me e arrependam-se. Esta oferta de amor foi rejeitada pela maioria dos que a ouviram. Qual a nossa atitude diante dos desafios que o Senhor nos coloca? Será que nos precipitamos quando apontamos a estes fariseus o nosso orgulhoso dedo de acusação? Que hoje não seja um desses dias. Que hoje seja um dia em que eu consiga dizer, Maranata! Vem Senhor Jesus! Eu quero que vivas em mim! Que eu diminua para que tu possas crescer! O meu desejo não deve ser apenas que eu seja um súbdito de Cristo, mas que o mundo possa ver o Rei a viver em mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário