segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

(Devocional) Temos tudo o que precisamos - 2Cr. 35:1-19


Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: II Crónicas 31-35
Temos tudo o que precisamos

“Então Josias celebrou a páscoa ao Senhor, em Jerusalém; e mataram o cordeiro da páscoa, no décimo quarto dia do mês primeiro. E estabeleceu os sacerdotes nos seus cargos, e os animou ao ministério da casa do Senhor. E disse aos levitas que ensinavam a todo o Israel e estavam consagrados ao Senhor: Ponde a arca sagrada na casa que edificou Salomão, filho de David, rei de Israel; não tereis mais esta carga aos ombros; agora servi ao Senhor, vosso Deus, e ao seu povo, Israel. E preparai-vos, segundo as casas de vossos pais, segundo as vossas turmas, conforme à prescrição de David, rei de Israel, e conforme à prescrição de Salomão, seu filho. E estai no santuário segundo as divisões das casas paternas de vossos irmãos, os filhos do povo; e haja, para cada um, uma porção das casas paternas dos levitas. E imolai a páscoa: e santificai-vos, e preparai-a para vossos irmãos, fazendo conforme à palavra do Senhor, dada pela mão de Moisés. E ofereceu Josias, aos filhos do povo, cordeiros e cabritos do rebanho, todos para os sacrifícios da páscoa, em número de trinta mil, por todos que ali se achavam, e de bois, três mil; isto era da fazenda do rei. Também fizeram os seus príncipes ofertas voluntárias ao povo, aos sacerdotes e aos levitas; Hilquias, e Zacarias, e Jeiel, maiorial da casa de Deus, deram aos sacerdotes, para os sacrifícios da páscoa, duas mil e seiscentas reses de gado miúdo, e trezentos bois. E Conanias, e Semaias, e Natanael, seus irmãos, como, também, Hasabias, e Jeiel, e Jozabad, maiorais dos levitas, apresentaram aos levitas, para os sacrifícios da páscoa, cinco mil reses de gado miúdo, e quinhentos bois. Assim se preparou o serviço; e puseram-se os sacerdotes nos seus postos, e os levitas nas suas turmas, conforme ao mandado do rei. Então imolaram a páscoa; e os sacerdotes espargiam o sangue recebido nas suas mãos, e os levitas esfolavam as reses. E puseram de parte os holocaustos, para os darem aos filhos do povo, segundo as divisões das casas paternas, para o oferecerem ao Senhor, como está escrito no livro de Moisés; e assim fizeram com os bois. E assaram a páscoa no fogo, segundo o rito; e as ofertas sagradas cozeram em panelas, e em caldeiras, e em sertãs; e prontamente as repartiram entre todo o povo. Depois, prepararam o que era preciso para si e para os sacerdotes; porque os sacerdotes, filhos de Aarão, se ocuparam até à noite com o sacrifício dos holocaustos e da gordura; pelo que os levitas prepararam para si e para os sacerdotes, filhos de Aarão. E os cantores, filhos de Asaf, estavam no seu posto, segundo o mandado de David, e de Asaf, e de Heman, e de Jedutun, vidente do rei, como, também, os porteiros a cada porta; não necessitaram de se desviarem do seu ministério; porquanto seus irmãos, os levitas, preparavam o necessário para eles. Assim se estabeleceu todo o serviço do Senhor naquele dia, para celebrar a páscoa e sacrificar holocaustos sobre o altar do Senhor, segundo o mandado do rei Josias. E os filhos de Israel, que ali se acharam, celebraram a páscoa naquele tempo, e a festa dos pães asmos, durante sete dias. Nunca, pois, se celebrou tal páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel: nem nenhuns reis de Israel celebraram tal páscoa como a que celebrou Josias com os sacerdotes e levitas, e todo o Judá e Israel que ali se acharam, e os habitantes de Jerusalém. No ano décimo oitavo do reinado de Josias, se celebrou esta páscoa.”
II Crónicas 35:1-19


O reinado de Josias foi um reinado de santificação da nação de Israel. Josias havia começado o seu reinado removendo os locais de idolatria da terra de Israel. Esses locais haviam sido mantidos, mesmo pelos reis que haviam tentado ser fiéis a Deus, provavelmente com medo da reacção do povo. Josias, então, propõe no coração celebrar a Páscoa, tal como Deus lhes havia pedido que celebrassem. Esta Páscoa, no reinado de Josias, foi a melhor e mais memorável Páscoa celebrada em Israel (v. 18). O que tornou esta celebração especial não foram os recursos utilizados. Nem sequer foi introduzida qualquer inovação ou pormenor especial. A única coisa que foi feita foi seguir a vontade de Deus, tal como ela se encontra na Sua Palavra (v. 12). Temos tudo o que precisamos na Palavra de Deus. Por vezes aparecem novas ideias, livros ou pessoas que prometem revolucionar o nosso relacionamento com Deus e a nossa vida cristã. O sucesso da nossa vida cristã depende da nossa obediência à Palavra de Deus. Foi isto que o povo de Deus descobriu nesta ocasião. A melhor Páscoa que eles celebraram foi aquela em que eles mais de perto seguiram o que estava escrito. No entanto as vitórias da nossa fé só valem a pena recordar se for para as repetir. Se nos conseguimos lembrar de algum momento em que estivemos mais próximos de Deus, então temos de voltar para lá. Não somos nós que fazemos a nossa caminhada especial. Deus faz de nós o que somos quando a Ele nos submetemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário