quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

(Devocional) Vigiai em todo o tempo - Lc. 21:29-38


Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Lucas 21-24
Vigiai em todo o tempo

“E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores; Quando já têm rebentado, vós sabeis, por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o Verão. Assim, também, vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto. Em verdade vos digo que não passará esta geração, até que tudo aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão-de passar. E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós, de improviso, aquele dia. Porque virá como um laço, sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão-de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. E de dia ensinava no templo, e à noite, saindo, ficava no monte chamado das Oliveiras. E todo o povo ia ter com ele, ao templo, de manhã cedo, para o ouvir.”
Lucas 21:29-38


Nesta passagem é indiscutível que saltam à vista as palavas “não passará esta geração”. Alguns insistem que se tratava da geração dos apóstolos e daqueles que estavam a escutar naquele momento os ensinamentos de Jesus. Esta é uma interpretação difícil pois aquelas pessoas já partiram e não viram ser estabelecido na terra o reino de Deus. Tendo em conta o contexto, o que Jesus estava a ensinar era que a geração que visse os sinais que Ele tinha descrito, seria a mesma que veria o cumprimento das profecias concernentes ao reino. Mas não podemos perder de vista o que Jesus estava a dizer aqui aos seus discípulos, os daquela altura e a todos nós. O Senhor desafia-nos a vigiar em todo o tempo em oração. Para Ele os crentes podem distrair-se com os cuidados da vida, as preocupações próprias do mundo, e perder de vista a obra que Deus quer fazer em nós e a que Ele está a fazer à nossa volta. A vida cristã é a vida de Cristo através do crente. Sempre que vivemos na vontade de Deus, fazêmo-lo pelo poder que é Dele. Não depende de nós fazer as coisas que dizem respeito à vida de santidade. Isso é o que Deus faz em nós. Depende de nós vigiar, viver vidas de oração, para não perdermos de vista, ocupando a nossa vida com as coisas deste mundo, a santificação que o Senhor quer fazer em nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário