sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

(Devocional) Desci a livrá-los - At. 7:30-41


Sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Actos 6-10
Desci a livrá-los

“E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor, no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo de um sarçal. Então Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se, para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor, Dizendo: Eu sou o Deus dos teus pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaac, e o Deus de Jacob. E Moisés, todo trémulo, não ousava olhar. E disse-lhe o Senhor: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egipto, e ouvi os seus gemidos, e desci a livrá-los. Agora, pois, vem e enviar-te-ei ao Egipto. A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? a este, enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera no sarçal. Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egipto, e no Mar Vermelho, e no deserto, por quarenta anos. Este é aquele Moisés, que disse aos filhos de Israel: O Senhor, vosso Deus, vos levantará, de entre os vossos irmãos, um profeta como eu, a ele ouvireis. Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com os nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida, para no-las dar. Ao qual os nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram, e em seu coração se tornaram ao Egipto, Dizendo a Aarão: Faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque a esse Moisés, que nos tirou da terra do Egipto, não sabemos o que lhe aconteceu. E naqueles dias, fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.”
Actos 7:30-41


Estêvão continua a sua importante mensagem falado de Moisés. O povo é aqui lembrado que Moisés, a quem tanto respeitam, também foi rejeitado pelo povo, e mais do que uma vez. Ele foi rejeitado quando decidiu ajudar os judeus que estavam a ser maltratados pelos egípcios. Já depois de ter liderado o povo para fora da servidão do Egipto, o povo o rejeitou, voltando ao Egipto em seus corações (como está o seu coração?), pois achavam que ele se demorava no monte Sinai. No entanto, descobriram depois que havia razão para a demora de Moisés e que o tempo de Deus continuava a decorrer. O tempo de Deus é perfeito. Uma das formas que os judeus tinham arranjado para recusar Jesus como Messias era o facto de Ele ter sido rejeitado e crucificado. Como é que era possível que aquele que seria o rei de Israel tivesse de passar por isso? Os ouvintes de Estêvão precisavam de considerar que não era por ter sido rejeitado que Jesus era menos Messias. A verdade é que o Deus verdadeiro é um Deus pessoal e que se interessa pelas vidas dos homens, suas criaturas. Este é um Deus que vê a aflição e ouve os gemidos e desce para ajudar. Para o ser humano poder ser ajudado, Jesus precisou de se tornar em sacrifício aceite pelo Pai. Assim, a cruz que os fracos usam para provar que Jesus falhou é o maior dos símbolos da Sua vitória. E da nossa Nele.

Sem comentários:

Enviar um comentário