domingo, 10 de janeiro de 2016

(Devocional) O Senhor do sábado - Mt. 12:1-13


Domingo, 10 de Janeiro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Mateus 11-15
O Senhor do sábado

“Naquele tempo, passou Jesus pelas searas, num sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez David, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem, até do sábado é Senhor. E, partindo dali, chegou à sinagoga deles. E estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? E ele lhes disse: Qual de entre vós será o homem que, tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados. Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.”
Mateus 12:1-13


Aqui vemos os discípulos, com a aprovação de Jesus, a colherem espigas para comer a um sábado. Vemos também, o próprio Jesus, a fazer uma obra de cura a um sábado. Interrogado pelos judeus sobre o sábado, Jesus disse-lhes que era importante, para que conseguisseem entender o significado do princípio da guarda do sábado, que soubessem o que o Senhor quis dizer quando, nas Escrituras do Antigo Testamento, disse “misericórdia quero, e não sacrifício”. Esta expressão aparece repetidamente nas Escrituras, nos livros históricos, nos livros poéticos e nos profetas (Oseias 6:6, por exemplo). Jesus estava a dizer que não serve de nada uma obediência cega à lei, sem haver uma transformação do coração. Antes de andar na vontade de Deus é necessário haver nova vida no coração que se alcança pela fé, aceitando a misericórdia e graça de Deus. Depois, o que Jesus estava a dizer era que os princípios da lei são inúteis se não houver a eles uma aproximação racional. Por ser sábado os servos do Senhor deveriam passar fome? Por ser sábado não se poderia fazer o bem? Os crentes em Jesus precisam de ir para além da letra da lei pois não são servos da lei, mas da justiça. A lei serve para o que sempre serviu, para mostrar a incapacidade do homem em chegar ao padrão moral de um Deus perfeito. Não conseguimos cumprir a lei, por isso confiamos naquele que a cumpriu em nosso lugar – Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário