sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

(Devocional) Vencer o medo - Ne. 6:10-14


Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Neemias 6-10
Vencer o medo

“E, entrando em casa de Semaias, filho de Delaias, o filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te: sim, de noite, virão matar-te. Porém eu disse: Um homem como eu fugiria? e quem há, como eu, que entre no templo e viva? de maneira nenhuma entrarei. E conheci que, eis que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalat o subornaram. Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que eu assim fizesse e pecasse, para que tivessem alguma causa, a fim de me infamarem, e assim me vituperarem. Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalat, conforme a estas suas obras, e, também, da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.”
Neemias 6:10-14


O templo de Deus em Jerusalém tinha regras muito rígidas acerca de quem podia entrar no templo e qual o tempo certo em que cada serviço no templo deveria ser feito. Por exemplo, no lugar santíssimo, separado do resto do interior do templo por um grosso véu, apenas podia entrar o sumo sacerdote. E ele só podia lá entrar uma vez por ano em representação de todo o povo. No dia em que Cristo morreu na cruz, esta divisão foi retirada. Cada crente em Jesus é, ele mesmo, o templo do Espírito Santo. Através de Jesus todos têm acesso, a qualquer altura, ao trono do Deus poderoso. Mas no tempo de Neemias não era assim. Os inimigos do povo de Deus tentaram criar em Neemias um medo tal que o obrigasse a irromper pelo templo de Deus. Assim eles teriam algo de que o acusar diante do povo e todo o projecto se desmoronaria. A ferramenta do medo continua a ser usada pelo inimigo para que os filhos de Deus não cresçam. O Senhor determina que o crente viva pela fé. O Senhor quer que cresçamos de fé em fé. Esta fé é confiança. Devemos continuar a seguir ao Senhor, mesmo quando não entendemos o que nos está a acontecer. O que protegeu Neemias naquele dia? A certeza que o Senhor não queria que ele entrasse no templo. Quanto mais conhecermos da Palavra e da vontade de Deus, mais preparados estaremos para as armadilhas do inimigo. 

2 comentários:

  1. Amém! Precisamos fazer da Palavra de Deus o pão espiritual diário! Lê-la e voltar a lê-la, sem nunca parar, pois quanto mais A lemos e Nela meditamos, mais profunda e eficazmente conhecemos a vontade de Deus: o que Lhe é agradável e o o que Ele abomina. Com Deus não se brinca! Temos de conhecer a Deus profundamente e pessoalmente, cada dia mais, para não pecarmos contra Ele! Ele é Santíssimo! Só podemos viver uma vida santa, agradável ao Senhor, se, como Seus filhos por meio da fé em Cristo Jesus, buscarmos na leitura e na meditação da Palavra e pela oração o conhecimento da Sua vontade e do Seu propósito para a vida de cada um de nós. Que o Senhor nos ajude a buscá-lO diariamente em humildade e adoração! Amém!

    ResponderEliminar