sábado, 23 de janeiro de 2016

(Devocional) A traição de Judas - Mt. 26:17-25


Sábado, 23 de Janeiro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Mateus 26-28
A traição de Judas

“E, no primeiro dia da festa dos pães asmos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa? E ele disse: Ide à cidade, a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa, com os meus discípulos. E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa. E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze; E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há-de trair. E eles, entristecendo-se muito, começaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, Senhor? E ele, respondendo, disse: O que mete comigo a mão no prato, esse me há-de trair. Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste.”
Mateus 26:17-25


Judas não era um discípulo qualquer. Sabemos que, em diferentes alturas do seu ministério, Jesus era seguido por grandes multidões. Agora, que estava a chegar ao final da Sua caminhada terrena, muitos dos discípulos o tinham deixado. Mesmo assim, quando vem o dia de Pentecostes, eram cerca de 120 os discípulos que estavam reunidos. No entanto, Judas era um discípulo especial. Ele fazia parte do pequeno grupo ao qual Jesus tinha dedicado a maior parte do seu tempo. Judas era amigo íntimo de Jesus. O facto de ele meter a mão no mesmo prato que Jesus denotava uma comunhão especial com alguém com quem se passava muito tempo junto. É por isso que é especialmente triste a história deste apóstolo. Deus fez tudo o que era necessário para que ele se arrependesse e convertesse verdadeiramente. Isso nunca aconteceu. Ele nunca conseguiu ver para além do material. Por isso, ele é chamado de traidor. O facto de estar a ler esta passagem, prova o amor de Deus por si. Deus também veio ao seu encontro. Também você pode fazer parte do núcleo íntimo daqueles que recebem diariamente a Palavra de Deus, e estar a preferir o material ao que é a vontade de Deus. Judas tomou a decisão dele. Qual será a sua? Sempre que fazemos de Deus apenas alguém que torna os nossos sonhos realidade, somos como Judas. Ele deixou de seguir a Jesus. Ele queria que Jesus cumprisse as expectativas dele. Senhor, eu quero seguir-te para onde quer que fores.

Sem comentários:

Enviar um comentário