sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

(Devocional) Serei contigo - Gn. 26:1-5


Sexta-feira, 22 de Janeiro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Génesis 26-30
Serei contigo

“E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão: por isso, foi-se Isaac a Abimelech, rei dos filisteus, em Gerar. E apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egipto; habita na terra que eu te disser: Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua semente darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão, teu pai; E multiplicarei a tua semente, como as estrelas dos céus, e darei à tua semente todas estas terras; e em tua semente serão benditas todas as nações da terra; Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
Génesis 26:1-5


Isaac tinha à sua frente grandes dificuldades. As dificuldades na terra eram tão grandes que ele não conseguia ver forma de ali ficar e cuidar da sua família. Um homem fiel sente de forma muito forte a responsabilidade de cuidar dos seus. O Egipto era a grande tentação. Era uma nação muito organizada e que gozava de campos muitos férteis nas margens do rio Nilo. Quando faltava o pão na região, o Egipto era a escolha fácil para tentar cuidar da vida. Mas o Egipto não era a vontade de Deus. O Senhor queria que Isaac ficasse na terra. Aquela terra que tinha sido prometida por Deus ao seu pai, mas que por enquanto continuava a ser de outros. Por enquanto ele apenas lá peregrinava. Também nós temos promessas de Deus. A todos os que são Seus filhos, por Jesus, o Senhor promete nunca abandonar. Nenhum filho de Deus, que fielmente andar no Seu caminho, ficará sem uma porção diária de pão. O Senhor promete paz. O Senhor promete que não seremos tentados acima do que podemos suportar. Mas ele conhece que somos fracos. O Senhor oferece a Sua mão de ajuda na nossa fraqueza. A Isaac (e a todos nós) Ele diz, “serei contigo”. É preciso mais? Alguém uma vez disse, “eu e Deus somos sempre a maioria”. Mas para além desta promessa, o Senhor ainda voltou a lembrar a promessa feita a Abraão. Temos na Palavra, o registo de todas as promessas de Deus. Nas alturas difíceis, fazemos bem em lembrar as Suas palavras.

Sem comentários:

Enviar um comentário