domingo, 8 de janeiro de 2017

(Devocional) Dura cerviz - At. 7:51-53


Domingo, 8 de Janeiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Actos 6-10
Dura cerviz

“Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim, vós sois como os vossos pais. A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas; Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.”
Actos 7:51-53


Nesta parte da sua mensagem, Estêvão faz uma muito directa aplicação da mesma para os seus ouvintes. Eram eles mesmos, e não apenas os antepassados, que resistiam ao trabalho do Espírito Santo e que eram perseguidores, traidores e homicidas. Eram eles, e não outros (oh como gostamos de culpar os outros!) que falhavam em guardar aquilo que tinha sido claramente anunciado a eles na Palavra de Deus. Antes de fazermos aplicação para as nossas vidas desta passagem, consideremos que temos aqui promessas preciosas de que os crentes aproveitam. Em primeiro lugar aprendemos que o Espírito trabalha para convencer os pecadores. Aqueles que se perdem, por não confiarem em Cristo, jamais poderão acusar Deus de não ter agido em seu favor. Perder-se-ão por rejeitarem o trabalho neles do Espírito Santo de Deus. Depois, temos a Palavra de Deus. O Senhor não nos deixa sem direcção. Temos um livro perfeito cujas páginas todas apontam para Cristo. Ninguém tem desculpa. Finalmente, aquele que já está em Cristo não só sabe que o Espírito trabalha como tem a habitação do Espírito de forma permamente em si mesmo. Que desculpas estamos habituados a fazer para não ouvir (com intenção de seguir) a voz do Espírito de Deus em nós? Será que nos atrevemos a pensar que somos assim tão diferentes do que aqueles que escutavam Estêvão? A verdade é que, também como eles, precisamos do Senhor. Hoje. Todos os dias. Não sejamos pessoas de dura cerviz.

Sem comentários:

Enviar um comentário