quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

(Devocional) A pedra que os edificadores rejeitaram - Mt. 21:33-46


Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Mateus 21-25
A pedra que os edificadores rejeitaram

Ouvi, ainda, outra parábola: Houve um homem, pai de família, que plantou uma vinha e circundou-a de um valado, e construiu nela um lagar, e edificou uma torre, e arrendou-a a uns lavradores, e ausentou-se para longe. E, chegando o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos. E os lavradores, apoderando-se dos servos, feriram um, mataram outro e apedrejaram outro. Depois enviou outros servos, em maior número do que os primeiros; e eles fizeram-lhes o mesmo; E, por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: Terão respeito a meu filho. Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança. E, lançando mão dele, o arrastaram para fora da vinha, e o mataram. Quando, pois, vier o Senhor da vinha, que fará àqueles lavradores? Dizem-lhe eles: Dará afrontosa morte aos maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe dêem os frutos. Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. E quem cair sobre esta pedra despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó. E os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas palavras, entenderam que falava deles; E, pretendendo prendê-lo, recearam o povo, porquanto o tinham por profeta.”
Mateus 21:33-46


Não há dúvida que Jesus procurava chegar ao coração daqueles judeus com esta parábola. Eles estavam a colocar demasiada confiança na nação de Israel e estavam a esquecer-se de Deus, que a tinha formado e chamado. É verdade que existem muitas e maravilhosas promessas para a nação de Israel, mas estas dependem do poder de Deus e não da herança genética. O facto de eles fazerem parte do povo de Deus não lhes dava o direito de deixarem de ouvir quando Deus falava com eles. Muito menos dava-lhes o direito de rejeitarem o Filho de Deus, o Salvador prometido, quando Ele finalmente veio ao mundo. O que é maravilhoso nas palavras de Jesus é descobrirmos que a infidelidade da nação de Israel não significa que Deus tenha deixado de ter um povo. Na verdade, em Cristo o Senhor está a chamar para o Seu nome e para a Sua glória um povo composto de elementos de todas as raças e povos e línguas e nações. Tal como aqueles judeus, também é verdade que Deus vem ao nosso encontro. E, tal como na história de Israel, também é verdade que muitas vezes quando Deus falou comigo, eu não quis ouvir. Agora, temos acesso ao Filho de Deus. Se O escutarmos, tornamo-nos parte do povo a que Ele aqui se refere. Deus quer que demos fruto para a Sua glória. Daremos fruto com as nossas vidas, quando o Filho de Deus viver em nós. O que faremos com o Filho?

Sem comentários:

Enviar um comentário