sábado, 28 de janeiro de 2017

(Devocional) O Deus do meu pai esteve comigo - Gn. 31:1-16


Sábado, 28 de Janeiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Génesis 31-35
O Deus do meu pai esteve comigo

Então ouvia as palavras dos filhos de Labão, que diziam: Jacob tem tomado tudo o que era do nosso pai, e do que era do nosso pai fez ele toda esta glória. Viu, também, Jacob o rosto de Labão, e eis que não era para com ele como dantes. E disse o Senhor a Jacob: Torna à terra dos teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo. Então enviou Jacob, e chamou a Raquel e a Lea ao campo, ao seu rebanho. E disse-lhes: Vejo que o rosto do vosso pai para comigo não é como anteriormente; porém o Deus do meu pai esteve comigo; E vós mesmas sabeis que, com todo o meu poder, tenho servido a vosso pai; Mas vosso pai me enganou e mudou o salário dez vezes; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal. Quando ele dizia assim: Os salpicados serão o teu salário, então todos os rebanhos davam salpicados. E quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu salário, então todos os rebanhos davam listrados. Assim Deus tirou o gado do vosso pai, e mo deu a mim. E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos, e vi em sonhos, e eis que os bodes, que cobriam as ovelhas, eram listrados, salpicados e malhados. E disse-me o anjo de Deus, em sonhos: Jacob. E eu disse: Eis-me aqui. E disse ele: Levanta agora os teus olhos, e vê que todos os bodes que cobrem o rebanho são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez. Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me tens votado o voto; levanta-te agora, sai-te desta terra, e torna-te à terra da tua parentela. Então responderam Raquel e Lea, e disseram-lhe: Há ainda para nós parte ou herança na casa do nosso pai? Não nos considera ele como estranhas? pois vendeu-nos, e comeu todo o nosso dinheiro. Porque toda a riqueza que Deus tirou do nosso pai, é nossa e dos nossos filhos; agora, pois, faze tudo o que Deus te tem dito.”
Génesis 31:1-16


Deus fala claramente com Jacob dizendo-lhe que era chegado o momento de ele partir. A forma como ele partilha com a sua família que esta era a vontade de Deus é um tesouro de como deve ser exercida a liderança espiritual de um marido no lar. Jacob não agiu como um tirano, anunciando o que iria ser feito e simplesmente exigindo que a sua família seguisse de forma cega as suas palavras. Uma vez que esta era a vontade de Deus, Jacob partilha, dando testemunho, tudo o que o poder de Deus tinha estado a fazer. Muitas vezes não damos testemunho de Deus, porque não o podemos fazer. É impossível darmos testemunho de Deus se não temos estado a esperar Nele, a caminhar com Ele e a escutar a Sua voz. Jacob podia dar testemunho das palavras e das acções de Deus, pois ele havia estado com Ele! Uma esposa com sensibilidade espiritual irá seguir as pisadas e a liderança do seu marido se for óbvio para ela que ele está a seguir ao Senhor. Não precisamos temer ficar sem saber que passo dar. Enquanto Deus não nos indicar claramente para onde ir, devemos esperar Nele. Vale a pena esperar no Senhor. Quando Ele falar será sempre de acordo com as Escrituras, será sempre com base no evangelho, e será sempre claro para nós que Ele falou. Que tenhamos a confiança e a humildade suficientes para seguirmos quando Ele fala.

Sem comentários:

Enviar um comentário