domingo, 29 de janeiro de 2017

(Devocional) Porventura pecaram meus filhos - Job 1:4-5


Domingo, 29 de Janeiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Job 1-5
Porventura pecaram meus filhos

“E iam seus filhos, e faziam banquetes em casa de cada um, no seu dia; e enviavam, e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedeu, pois, que, tendo decorrido o turno de dias dos seus banquetes, enviava Job, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos, segundo o número de todos eles; porque dizia Job: Porventura pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Job, continuamente.”
Job 1:4-5


A preocupação de Job pela santidade prática dos seus filhos é comovente. No entanto precisamos ver que ele se preocupa mais pelo que acontece no seu coração, do que pelos pecados práticos cometidos naquelas festas. Todos os pecados têm a sua raiz no coração. Se o nosso coração estiver bem com Deus, todo o nosso ser irá segui-lo. Vemos aqui Job a agir como sacerdote da sua família, apresentando ofertas queimadas a Deus pelos pecados dos seus filhos. Mais tarde, quando Deus identifica o pecado das palavras dos amigos de Job, é ele que se apresenta perante o Senhor, como representante aceite por Deus e faz oração de intercessão pelos seus amigos (42:7-9). Ou seja, a ideia de sacrifícios pelo pecado e de sacerdócio é muito anterior à lei de Moisés. Desde o pecado do jardim que o Senhor havia estabelecido que era necessário haver um sacrifício pelo pecado. Estes sacrifícios imperfeitos, que tinham de ser repetidos, eram apenas uma ferramenta dada por Deus nos tempos anteriores ao Calvário para ajudar os crentes a colocarem a sua fé em Deus e no facto de que Ele era capaz de os perdoar com base no derramamento de sangue. A ideia naquela altura era a mesma que devemos contemplar hoje. Somos incapazes, por nós mesmos, de pagar o preço pelos nossos pecados, mas Deus providencia um sacrifício suficiente. Esse sacrifício foi feito, de uma só vez, por Cristo na cruz. Hoje, porque Ele ressuscitou, Ele é o nosso perfeito sacerdote e apresenta-se por nós ao Pai, fazendo perfeita intercessão em nosso favor. Jesus é o meu sacrifício e o meu sacerdote!

Sem comentários:

Enviar um comentário