sábado, 14 de janeiro de 2017

(Devocional) O meu amado Filho - Mt. 17:1-13


Sábado, 14 de Janeiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Mateus 16-20
O meu amado Filho

“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu, em particular, a um alto monte. E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e os seus vestidos se tornaram brancos como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se quiseres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz, que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos; e não tenhais medo. E, erguendo eles os olhos, ninguém viram, senão ùnicamente a Jesus. E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dos mortos. E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é necessário que Elias venha primeiro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles, também, padecer o Filho do homem. Então entenderam os discípulos que lhes falara de João Baptista.”
Mateus 17:1-13


Jesus é a figura central desta passagem e de toda a história da humanidade. O ser humano havia perdido todo o seu sentido e propósito por causa do pecado e assim teria ficado se não fora o facto de Deus ter soberanamente escolhido entrar na história da Sua própria criação. Apesar de Moisés e Elias serem aqui os dignos representantes da Lei e dos Profetas, quando a voz do Pai se ouviu foi sobre o Filho que ela falou. Jesus é o tema de cada página das Escrituras e é Ele que deve ser escutado. Deixamos de temer não quando amumentamos o nosso conhecimento ou exercitamos as nossas capacidades. Deixamos de temer quanto confiamos no Filho. Tal como aqueles discípulos, as nossas falhas são muitas vezes falhas de atenção. O problema não é o que Cristo diz, mas quando falhamos em prestar atenção. Estes foram os mesmos discípulos que fugiram com medo quando Jesus foi preso e que se mostraram surpreendidos na manhã da ressurreição. No entanto Jesus fala aqui claramente da Sua morte e ressurreição. Há outras palavras a que eu tenho de dar atenção aqui. O Pai diz claramente que é no Filho que Ele tem prazer. São inúteis todos os esforços que eu faço para agradar a Deus. Jesus é o único que satisfaz por completo os requisitos de um Deus perfeito. É Nele que eu sou completamente aceite diante do Pai. Que possamos levantar-nos, deixar de temer, e parar de tentar chegar a Deus por nossas próprias forças.

Sem comentários:

Enviar um comentário