terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

(Devocional) As escolhas de Faraó - Ex. 10:1-11

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by fxp

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Êxodo 6-10

“Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó, porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles, E para que contes aos ouvidos de teus filhos, e dos filhos de teus filhos, as coisas que fiz no Egito, e os meus sinais, que tenho feito entre eles; para que saibais que Eu sou o SENHOR. Assim foram Moisés e Arão a Faraó, e disseram-lhe: Assim diz o SENHOR Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te diante de mim? Deixa ir o meu povo para que me sirva; Porque se ainda recusares deixar ir o meu povo, eis que trarei amanhã gafanhotos aos teus termos. E cobrirão a face da terra, de modo que não se poderá ver a terra; e eles comerão o restante que escapou, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda a árvore que vos cresce no campo; E encherão as tuas casas, e as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, quais nunca viram teus pais, nem os pais de teus pais, desde o dia em que se acharam na terra até o dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Faraó. E os servos de Faraó disseram-lhe: Até quando este homem nos há de ser por laço? Deixa ir os homens, para que sirvam ao SENHOR seu Deus; ainda não sabes que o Egito está destruído? Então Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao SENHOR vosso Deus. Quais são os que hão de ir? E Moisés disse: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao SENHOR. Então ele lhes disse: Seja o SENHOR assim convosco, como eu vos deixarei ir a vós e a vossos filhos; olhai que há mal diante da vossa face. Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó.”
Êxodo 10:1-11


Este é um momento central no plano de Deus de libertar o povo de Israel da escravidão no Egipto e de os conduzir até à Terra Prometida. Para que todo o povo pudesse sair, seria necessária a autorização de Faraó. No versículo 1, Deus diz que agravou o coração de Faraó. Isso significa que Deus preparou o coração dele, durante a execução das pragas, até chegar ao momento da libertação. Deus dirigiu aquele líder mundial, da mesma maneira que controla, ainda hoje, tudo o que se passa no mundo. O v. 3 ensina-nos que, ao longo das pragas, Deus pretendia apelar ao arrependimento de Faraó. Ou seja, Deus já sabia qual ia ser o desenlace da história mas, mesmo assim, o Faraó teve várias oportunidades para se arrepender. O amor de Deus não tem fim e mesmo o pior dos pecadores pode render-se ao Salvador. Nenhuma das pragas apareceu sem que Deus dessa dela aviso. Como Deus é maravilhoso! Ninguém vai para o inferno sem ter tido oportunidade de conhecer a Deus e se salvar. A prova de que Deus não decidiu condenar Faraó sem misericórdia são os avisos que Ele envia antes de cada praga. Quando parece haver uma mudança de atitude em Faraó (v. 8), eis que este é travado pelas suas próprias ideias. Ele decide escutar a Deus, mas de acordo com as suas opiniões (vs. 10-11). Não podemos servir a Deus de acordo com a nossa vontade. Não podemos criar um deus à nossa imagem. Nós é que fomos criados à imagem de Deus.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes). 

Sem comentários:

Enviar um comentário