sábado, 8 de fevereiro de 2014

(Devocional) A vida nos tens dado - Gen. 47:13-26

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by DarthShrine

Sábado, 8 de Fevereiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Génesis 46-50

“E não havia pão em toda a terra, porque a fome era muito grave; de modo que a terra do Egito e a terra de Canaã desfaleciam por causa da fome. Então José recolheu todo o dinheiro que se achou na terra do Egito, e na terra de Canaã, pelo trigo que compravam; e José trouxe o dinheiro à casa de Faraó. Acabando-se, pois, o dinheiro da terra do Egito, e da terra de Canaã, vieram todos os egípcios a José, dizendo: Dá-nos pão; por que morreremos em tua presença? porquanto o dinheiro nos falta. E José disse: Dai o vosso gado, e eu vo-lo darei por vosso gado, se falta o dinheiro. Então trouxeram o seu gado a José; e José deu-lhes pão em troca de cavalos, e das ovelhas, e das vacas e dos jumentos; e os sustentou de pão aquele ano por todo o seu gado. E acabado aquele ano, vieram a ele no segundo ano e disseram-lhe: Não ocultaremos ao meu senhor que o dinheiro acabou; e meu senhor possui os animais, e nenhuma outra coisa nos ficou diante de meu senhor, senão o nosso corpo e a nossa terra; Por que morreremos diante dos teus olhos, tanto nós como a nossa terra? Compra-nos a nós e a nossa terra por pão, e nós e a nossa terra seremos servos de Faraó; e dá-nos semente, para que vivamos, e não morramos, e a terra não se desole. Assim José comprou toda a terra do Egito para Faraó, porque os egípcios venderam cada um o seu campo, porquanto a fome prevaleceu sobre eles; e a terra ficou sendo de Faraó. E, quanto ao povo, fê-lo passar às cidades, desde uma extremidade da terra do Egito até a outra extremidade. Somente a terra dos sacerdotes não a comprou, porquanto os sacerdotes tinham porção de Faraó, e eles comiam a sua porção que Faraó lhes tinha dado; por isso não venderam a sua terra. Então disse José ao povo: Eis que hoje tenho comprado a vós e a vossa terra para Faraó; eis aí tendes semente para vós, para que semeeis a terra. Há de ser, porém, que das colheitas dareis o quinto a Faraó, e as quatro partes serão vossas, para semente do campo, e para o vosso mantimento, e dos que estão nas vossas casas, e para que comam vossos filhos. E disseram: A vida nos tens dado; achemos graça aos olhos de meu senhor, e seremos servos de Faraó. José, pois, estabeleceu isto por estatuto, até ao dia de hoje, sobre a terra do Egito, que Faraó tirasse o quinto; só a terra dos sacerdotes não ficou sendo de Faraó.”
Génesis 47:13-26

A revelação de Deus a José havia-se cumprido tal como Deus havia falado. Depois de sete anos de grande abundância, haviam chegado os terríveis anos de fome, como nunca haviam acontecido na terra. Seguindo o popósito de Deus, José havia armazenado grandes quantidades de alimentos. Agora, não havendo sustento de nenhuma outra forma, o povo teria de comprar os alimentos a Faraó, o rei do Egipto. Depois de terem gasto todo o dinheiro, o povo continuava a necessitar de alimentos. Em troca dos alimentos, os egípcios venderam, primeiro todo o seu gado, depois as suas terras e até a si mesmos, tornando-se toda a terra do Egipto propriedade de Faraó e todos os egípcios seus servos. Então, José oferece aos Eípcios as sementes para que estes semeassem as terras (v. 23) e estabelece que os frutos da terra seriam divididos ficando quatro partes (80%) para os egípcios, e a outra parte para Faraó (20%). A gratidão do povo do Egipto a José é evidenciada pelas palavras “A vida nos tens dado.” (v. 25). Estavam gratos porque, apesar de ser tudo de Faraó, eles poderem ficar com 80% para eles e para as suas famílias. Temos lições a aprender com os egípcios. Tudo o que nós temos e somos pertence a Deus. Deus estabeleceu que, de tudo o que Ele nos dá, poderemos ficar com 90% para nós. No entanto, em vez de ficarmos gratos pela generosidade do nosso Deus, por vezes nos zangamos querendo ficar com tudo para nós.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário