domingo, 2 de fevereiro de 2014

(Devocional) O Réu e o Juiz - Job 9:14-21

AttributionNoncommercial Some rights reserved by SalFalko

Domingo, 2 de Fevereiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Job 6-10


Algumas das palavras que Job dirige a Deus, no meio da sua perturbação, são duras. De facto, ao longo destes capítulos nos quais Job tenta compreender as razões da sua tragédia, ele vagueia entre a esperança e o desespero, entre a humildade e o orgulho, entre o desafio e a comiseração. Aqui Job compara Deus a um juiz perante o qual tem de comparecer. Ele chega à conclusão que Deus está tão decidido a destruí-lo, que está tão voltado contra ele, que não há defesa possível para o seu caso. Ele diz que, diga o que disser, apresente as provas que apresentar, este juiz está decidido a condená-lo (v. 20). Por isso, já não vale a pena apresentar os seus argumentos, Deus não o ouviria (v. 16). Muitas vezes, se não estivermos a caminhar de perto com o nosso Deus, poderemos ser tentados a ser injustos para com Ele. Podemos até nos esquecer das certezas que Ele faz questão de nos ensinar na Sua Palavra. Deus sempre atende as orações dos juntos. Ele está sempre disposto, como Pai amoroso, a ouvir as orações dos Seus filhos. Numa coisa Job tem razão. Se a nossa salvação dependesse de apresentarmos as nossas justiças perante o tribunal de Deus, estaríamos, à partida, condenados. Não temos, em nós mesmos, nada que nos justifique da nossa condição de pecadores. Por isso nos devemos colocar debaixo do sangue do Cordeiro e pedir misericórdia ao Supremo Juiz (v. 15).   

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).                             

Sem comentários:

Enviar um comentário