quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

(Devocional) Quem não Peca não tem Aflições? - Job 11:13-20

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by vmarinelli

Quinta-feira, 6 de Fevereiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Job 11-15

“Se tu preparares o teu coração, e estenderes as tuas mãos para ele; Se há iniqüidade na tua mão, lança-a para longe de ti e não deixes habitar a injustiça nas tuas tendas. Porque então o teu rosto levantarás sem mácula; e estarás firme, e não temerás. Porque te esquecerás do cansaço, e lembrar-te-ás dele como das águas que já passaram. E a tua vida mais clara se levantará do que o meio-dia; ainda que haja trevas, será como a manhã. E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro. E deitar-te-ás, e ninguém te espantará; muitos suplicarão o teu favor. Porém os olhos dos ímpios desfalecerão, e perecerá o seu refúgio; e a sua esperança será o expirar da alma.”
Job 11:13-20



Grande parte do livro de Job é em forma de diálogo. Sabendo da sua grande dor, os seus amigos, Elifaz, Bildad e Sofar, vão ter com ele oferecendo-lhe palavras de conselho. Estes amigos não compreendem a provação de Job mais do que ele. No entanto, mesmo não sabendo exactamente o que se passava, oferecem os seus conselhos e críticas. Deus também espera de nós que, por vezes, desempenhemos o papel de consoladores, reconciliadores, conselheiros ou pacificadores. Não o deveremos fazer esquecendo-nos de Quem servimos. Assim, ao ler o livro de Job, devemos ter o cuidado de ver quem está a falar, pois nem todas as palavras que são ditas pelos amigos de Job são de confiar. Nesta passagem, Sofar dá a entender uma ideia que é muito célebre, mesmos nos nossos dias. Ele diz a Job que, se ele estava a passar por problemas, era porque ele havia pecado. Se ele abandonasse os seus erros, os dias bons voltariam. Por outras palavras ele estava a ensinar que as pessoas que não erram têm sempre boas vidas e que os problemas, doenças e preocupações são resultado da falta de fidelidade. Embora isso seja verdade, por vezes, a Palavra ensina-nos que não é sempre assim. Mesmo os servos mais fiéis de Deus, passam por aflições. Os servos de Deus devem confiar Nele, mesmo se a Sua vontade for que eles passem por provações. “tende grande gozo quando cairdes em várias tentações.” (Tiago 1:2).

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário