domingo, 16 de fevereiro de 2014

(Devocional) Jesus e o sábado - Lc. 6:1-11

AttributionNoncommercial Some rights reserved by kewing

Sábado, 16 de Fevereiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Lucas 6-105

“E aconteceu que, no segundo sábado após o primeiro, passou pelas searas, e os Seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam. E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados? E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na Casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes? E dizia-lhes: O Filho do Homem é Senhor até do sábado. E aconteceu também noutro sábado, que entrou na sinagoga, e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada. E os escribas e fariseus observavam-nO, se o curaria no sábado, para acharem de que O acusar. Mas Ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé. Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar? E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra. E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus.”
Lucas 6:1-11


O sábado é para os judeus um dia muito importante, todos o sabemos. No entanto, com o passar do tempo, as tradições humanas em torno do sábado, tiraram a atenção dos religiosos de Deus, que criou o sábado, e da Sua Palavra. Quando os fariseus condenaram os discípulos por colherem espigas a um dia de sábado, Jesus chamou a atenção deles para o que dizia a Palavra. Quando houve escândalo por Jesus fazer uma cura a um sábado, Jesus apontou para o facto que não há dia nenhum em que não se deva fazer o bem. No centro destes dois relatos está uma importante verdade espiritual – Jesus é Senhor até do sábado. Nesta passagem, a concepção que aquelas pessoas tinham do sábado ilustra o facto que a religião pode ser usada como desculpa para afastar as pessoas de Deus, sa Sua Palavra e da Sua vontade. Devemos ler a Palavra de Deus para escutar a Sua voz, e não por hábito religioso. Devemos orar como forma de comunhão com Deus, e não porque fomos ensinados a fazê-lo. A nossa caminhada com Deus deve depender da vontade Dele, e não de uma qualquer tradição. Entre cumprir um ritual ou estender ajuda sincera e necessária, a escolha deve ser clara para o seguidor de Jesus. De nada nos serve estar numa reunião da nossa igreja, se, ao escutarmos a pregação da Palavra, não deixamos que esta nos mude. Somos apenas mais um dos fariseus, reclamando com Jesus por estar a tentar entrar no nosso mundo e mudar as nossas tradições.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário