sexta-feira, 16 de outubro de 2015

(Devocional) Grande profecia - Dn. 7:15-28


Sexta-feira, 16 de Outubro de 2015
Leitura Bíblica Diária: Daniel 6-105
Grande profecia
      
 “Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi abatido dentro do corpo, e as visões da minha cabeça me espantavam. Cheguei-me a um dos que estavam perto, e pedi-lhe a verdade acerca de tudo isto. E ele me disse, e fez-me saber a interpretação das coisas. Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis, que se levantarão da terra. Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e possuirão o reino, para todo o sempre, e de eternidade em eternidade. Então tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro, e as suas unhas de metal; que devorava, fazia em pedaços e pisava a pés o que sobrava; E também das dez pontas que tinha na cabeça, e da outra que subia, de diante da qual caíram três; daquela ponta, digo, que tinha olhos, e uma boca que falava grandiosamente, e cujo parecer era mais firme do que o das suas companheiras. Eu olhava, e eis que esta ponta fazia guerra contra os santos, e os vencia. Até que veio o ancião de dias, e foi dado o juízo aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino. Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços. E, quanto às dez pontas, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e, depois deles, se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis. E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Mas o juízo estabelecer-se-á, e eles tirarão o seu domínio, para o destruir e para o desfazer, até ao fim. E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos, debaixo de todo o céu, serão dados ao povo dos santos do Altíssimo: o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão. Aqui findou a visão. Quanto a mim, Daniel, os meus pensamentos muito me espantavam, e mudou-se em mim o meu semblante; mas guardei estas coisas no meu coração.”
Daniel 7:15-28


Para além de ser um importante livro histórico, por nos dar o ponto de vista dos judeus levados cativos para o distante reino da Babilónia, o livro de Daniel é também um dos mais importantes livros proféticos. Por exemplo, o livro de Apocalipse é muito melhor entendido quando o lemos à luz de Daniel. No versículo 17 vemos a sucessão dos impérios que iriam vir após o império da Babilónia. Depois do império babilónico viria o império persa, depois o grego e, por último o império romano. O último desses impérios (v. 23), será o império final, dominará toda a terra, se transformará, se desdobrará noutros reinos e, finalmente, será dele que sairá o anticristo (vs. 20-21), aquele que fará guerra directamente com o Cordeiro. É interessante vermos que o império romano nunca terminou na realidade. O trono que estava em Roma continua nesta mesma cidade, sob a forma de um estado independente chamado Vaticano. Esta mesma passagem dá-nos conta do que acontecerá no final (v. 27). O Rei Eterno voltará com os Seus santos, derrotará o maligno e reinará para sempre. O anticristo tentará derrotar Jesus com armas normais! Jesus o derrotará sem precisar de disparar um único tiro. Nenhuma destas profecias tem como intenção assustar os seus leitores. Isto não é literatura sensacionalista. Quem ainda não se converteu a Deus é desafiado a fazê-lo, antes que seja tarde de mais. Quem já nasceu de novo pode descansar ao ver descrito em pormenor o futuro da humanidade. Que bom estar do lado de Quem ganha! 

Sem comentários:

Enviar um comentário