quinta-feira, 22 de outubro de 2015

(Devocional) Uma mulher de prostituições - Os. 1:2-7


Quinta-feira, 22 de Outubro de 2015
Leitura Bíblica Diária: Oseias 1-5
Uma mulher de prostituições

O princípio da palavra do Senhor por Oséas. Disse, pois, o Senhor a Oséas: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor. E foi-se e tomou a Gomer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho. E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jezreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jezreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel. E será, naquele dia, que quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel. E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha; e ele disse: Põe-lhe o nome de Lo-ruama; porque eu não me tornarei mais a compadecer da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei. Mas da casa de Judá me compadecerei, e os salvarei pelo Senhor, seu Deus, pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros.”
Oseias 1:2-7


Não podemos olhar para estes acontecimentos da vida do profeta Oseias e não ver uma imagem do evangelho da graça de Deus. Alguns têm dito que este foi provavelmente um casamento simbólico, um artifício literário para ilustrar uma mensagem. Não temos razão nenhuma para duvidar que estes acontecimentos dizem mesmo respeito à família do profeta Oseias. Na verdade, a dificuldade em aceitar estes acontecimentos como reais, pode ser indicador de que não se percebe a mensagem do evangelho. Num sentido directo, Israel é esta esposa infiel. Mas num sentido mais lato, eu também sou esta esposa infiel. Mesmo sabendo do meu passado de pecado, Deus amou-me e entregou-se por mim. A vida que agora tenho e novo nome que alcancei, devo-o à justiça do noivo (Jesus) e não a nada daquilo que eu tenha feito ou sido. Os nomes dos filhos de Oseias tinham também significado profético. Jezreel é o de um lugar associado com os maus reis Acab e Jezabel. Ao dar esse nome ao seu filho, Oseias estava a lembrar o povo do grande julgamento merecido pela infidelidade do povo. Lo-ruama significava “ela não é amada”. Todos os que se cruzassem com o profeta e a sua família seriam lembrados da justiça de Deus, mas também do seu amor incondicional. O reino do norte (Israel) tinha os seus dias contados, mas os seus cidadãos podiam sempre lançar-se aos pés do Senhor e encontrar perdão.

Sem comentários:

Enviar um comentário