terça-feira, 6 de outubro de 2015

(Devocional) O meu coração está ferido - Sl. 102:1-11


Terça-feira, 6 de Outubro de 2015
Leitura Bíblica Diária: Salmos 101-1055
O meu coração está ferido

“Senhor, ouve a minha oração, e chegue a ti o meu clamor. Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia, inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa. Porque os meus dias se consomem como fumo, e os meus ossos ardem como lenha. O meu coração está ferido e seco como a erva, pelo que, até me esqueço de comer o meu pão. Já os meus ossos se pegam à minha pele, em virtude do meu gemer doloroso. Sou semelhante ao pelicano no deserto: sou como um mocho nas solidões. Velo, e sou como o pardal solitário no telhado. Os meus inimigos me afrontam todo o dia: os que contra mim se enfurecem, me amaldiçoam. Pois tenho comido cinza como pão, e misturado com lágrimas a minha bebida, Por causa da tua ira e da tua indignação, pois tu me levantaste e me arremessaste. Os meus dias são como a sombra que declina, e como a erva me vou secando.”
Salmo 102:1-11


Não há dúvida que esta primeira metade deste salmo reflecte um momento de angústia verdadeira por parte do salmista. Não sabemos exactamente as razões do sofrimento aqui relatado, mas conseguimos perceber que o mesmo era real e profundo. A Bíblia é um livro verdadeiro que fala à vida que todos vivemos. Não é verdade que a vida, mesmo aquela vivida na presença do Senhor, é sempre um mar de rosas. A vida com Deus não significa ausência de problemas, mas sim vitória sobre os mesmos. Ter comunhão com Deus não mantém todos os problemas longe, mas a presença de Deus connosco no meio da tempestada faz toda a diferença. Nesta passagem o salmista está seguro de que mesmo os períodos de maior tribulação são permitidos por Deus. Mesmo quando não entendemos o que se passa, Deus continua a ser justo, e recto e bom. Ele está no Seu trono e nada acontece que Ele não queira ou por acaso. Outra das coisas que vemos aqui é o facto de os descrentes se alegrarem com os problemas daqueles que servem a Deus. Apesar de isso aumentar ainda mais a nossa dor (principalmente quando vem de pessoas que amamos), temos de estar preparados para isso. Quem rejeita o amor de Deus, vendo as Suas bênçãos na nossa vida, jamais compreenderá a presença de Deus na vida do crente que sofre. O desdém de quem não entende jamais pode apagar esta verdade preciosa – Deus nunca está longe. Por vezes pode parecer que sim, mas os olhos do nosso Pai amoroso estão sempre a velar por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário