sábado, 24 de outubro de 2015

(Devocional) Para também ensinarem outros - 2Tm. 2:1-7


Sábado, 24 de Outubro de 2015
Leitura Bíblica Diária: II Timóteo 1-4
Para também ensinarem os outros
Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus; E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idóneos, para também ensinarem os outros. Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra; E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legìtimamente; O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.”
II Timóteo 2:1-7


A missão que Timóteo tinha não lhe devia parecer nada fácil. O evangelho continuva a mudar vidas e certamente que Timóteo não tinha razões para duvidar do seu poder. No entanto, rodeado de inimigos e vendo as pequenas congregações a terem de passar por perseguição e tribulação, o futuro do evangelho não devia parecer risonho. Nestas palavras de Paulo, Timóteo (e nós com ele) encontrou consolação, mas também, verdadeira fé naquele que disse que as portas do inferno estariam para sempre ameaçadas com o avanço da sua igreja. A força que Timóteo precisava (duvidamos que precisamos também?) estava na graça de Deus. Ai de nós quando começamos a pensar que dependemos das nossas capacidades, talentos e força. Timóteo deveria manter os olhos no futuro. Ele tinha de saber que ele era pequeno e substituível. Timóteo precisava de continuamente preparar outros para o trabalho do ministério. Aqueles que Timóteo ensinava, deveriam, por sua vez, ensinar outros. E assim sucessivamente. Estas palavras devem ter sido de grande encorajamento para Timóteo. Paulo pensava que havia futuro para a obra do Senhor. Claro que sim. Esta não depende de nós, mas Dele. Estas palavras são tanto mais reais porque Timóteo sentia-se mesmo no meio de uma guerra. A nossa carne exige que nos rodeomos de conforto e segurança. Corremos o risto de perder de vista a batalha real pelas almas dos homens. Esta batalha existe e somos chamados a abdicar de tudo o que atrapalhe a nossa utilidade para Deus neste campo.  

Sem comentários:

Enviar um comentário