sexta-feira, 9 de outubro de 2015

(Devocional) A igreja dos Tessalonicenses - 1Ts. 1:1


Sexta-feira, 9 de Outubro de 2015
Leitura Bíblica Diária: I Tessalonicenses 51-5
A igreja dos Tessalonicenses
      
 PAULO, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo!
I Tessalonicenses 1:1


Esta não era uma cidade grande. Quis o Senhor que Paulo ali fosse parar, depois de uma passagem por Filipos que teve de ser interrompida devido a perseguição. O foco missionário de Paulo eram as cidades grandes, mas foi naquela região de pequenos povoados que ele encontrou pessoas sinceras e que buscavam diariamente ao Senhor na Sua palavra. Paulo não esteve ali muito tempo, talvez apenas cerca de cinco semanas, mas quando se foi embora já ali se tinha formado uma igreja do Senhor Jesus. Por tudo isto é especial quando Paulo endereça uma das suas cartas inspiradas por Deus à “igreja dos tessalonicenses”. Várias coisas cooperaram para que aquela igreja ali existisse. Em primeiro lugar, tratava-se de uma trabalho claramente da vontade de Deus e pela vontade de Deus. O apóstolo escreve esta carta “em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo”. Ficamos portanto a saber que Deus quer que todas as localidades, e não apenas as grandes cidades, tenham igrejas fiéis. As igrejas que levam a sério a sua missão de evangelização e começo de igrejas devem confiar na direcção do Espírito Santo e não apenas nos dados estatísticos. Neste primeiro versículo aprendemos também que o trabalho de Paulo era um trabalho de equipa. Ele menciona Timóteo e Silvano, que eram apenas dois daqueles com quem ele regularmente colaborava. Deus dá à igreja diversos dons, através dos seus diferentes membros, para trabalharem juntos para a glória do Senhor. Isso também é verdade num contexto missionário de começo de igrejas. Finalmente, tudo é feito e continuado pela graça do Senhor. Temos de nos lembrar continuamente que a igreja, seja do tamanho que for, é em si mesma incapaz e que depende de um poder externo a ela. Tessalónica precisava da graça, e eu também.

Sem comentários:

Enviar um comentário