quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

(Devocional) Eles não ouviram - Ex. 6:1-9


Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Êxodo 6-105
Eles não ouviram

“Então disse o Senhor a Moisés: Agora verás o que hei-de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará da sua terra. Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou Jeová. E eu apareci a Abraão, a Isaac, e a Jacob, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, Jeová, não lhes fui perfeitamente conhecido. E também estabeleci o meu concerto com eles, para dar-lhes a terra de Canaan, a terra das suas peregrinações, na qual foram peregrinos. E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios escravizam, e me lembrei do meu concerto. Portanto, dize aos filhos de Israel: Eu sou Jeová, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, vos livrarei da sua servidão e vos resgatarei com braço estendido e com juízos grandes. E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou Jeová, vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios; E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão que a daria a Abraão, a Isaac, e a Jacob, e vo-la darei por herança, eu Jeová. Deste modo, falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da ânsia do espírito e da dura servidão.”
Êxodo 6:1-9


Não faltavam ao povo razões para acreditar nas palavras de Deus através de Moisés. Este era o Deus deles. Este Deus, que agora se revelava pelo Seu nome (“Eu sou”), era o mesmo Deus que se tinha revelado a Abraão, Isaac e Jacob pelo Seu poder. Este era o Deus que lhes tinha prometido a terra de Canaã. Esta era a terra onde, pela fé, tinham peregrinado os seus antepassados e onde estavam sepultados. Este era o Deus que prometia agora livrá-los da mão dura de faraó. Este era o Deus que nunca tinha deixado de ouvi-los, que tinha compaixão das suas dores, mas que estava a seguir um plano que era para o bem deles (imerecido) e para a Sua própria glória (merecida). Mas eles não ouviram quando Moisés lhes apresentou o plano do seu Deus. Eles estavam alterados pelas emoções e distraídos pelo sofrimento e cansaço. Eles deixaram que a sua dor os desviasse do amor de Deus. O egoísmo continua a ser o maior problema do ser humano. Isto apenas prova que aquilo que precisamos não está no nosso interior. O homem precisa de nascer de novo, por Jesus, para receber uma nova natureza e novos desejos e objectivos. Após isso, precisamos de receber pela fé tudo o que Deus quer fazer em nós. Quando olhamos mais para nós do que para Ele, atrasamos esse trabalho de Deus no nosso interior. Ele oferece-nos a força e a fé para tirarmos os olhos de nós mesmos e prestarmos atenção ao que Ele nos quer dizer.

Sem comentários:

Enviar um comentário